quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Desafio do bolo de chocolate e resultado do sorvete de creme





Vocês que estão sempre no site já me ouviram falar da Ana Elisa, que também tem um blog sobre suas peripécias na cozinha como eu e do qual gosto muito (está no meu preferidos - La Cucinetta). Pois ela comprou um livro de doces da Pierre Hermé e já testou 3 receitas, sendo que não teve sucesso em nenhuma, coisa rara pois ela é boa no ofício, risos, o que a deixou muito brava, assim como alguns dos leitores do seu blog que já passaram pelo mesmo com o bendito livro.

Pois é, o último "insucesso" foi um bolo Suzy (de chocolate) e ela lançou um desafio, ou pedido, para que as pessoas fizessem a receita assim como ela para ver se dava certo pois ela estava indignada com o livro.

Eu fiz agora de manhã e não foi traumático, apesar de que eu estava com medo, pois fazer uma receita que já se sabe que tem grandes chances de não dar certo...fala sério, mas a TPM continua e a vontade de comer bolo de chocolate quente me perseguia desde que vi as fotos do bolo dela...fui com a cara e a coragem.

Bom Ana, você tinha razão em uma coisa na receita, a história da colher de pau no forno entreaberto não rolou aqui, porque meu forno já é lento e daquele jeito ia demorar umas 3 horas para o bolo assar, se é que ia assar, então fiz com o forno fechado e só coloquei a colher de pau no final, quando estava quase pronto, para rachar a parte de cima que estava começando a rachar e achei que o friozinho que entrava pela fresta do forno poderia ajudar no processo.

Outra coisa que você tinha razão é que a receita manda assar 25 min...mas precisei do triplo disso, pois com 25 min o bolo ainda estava como na batedeira...totalmente cru.

Então foi isso, fiz a receita exatamente igual a sua e do “maledeto” livro...risos, e deu certo, a não ser pelo tempo para assar. Outra experiência que fiz foi colocar uma parte da massa em 3 forminhas de muffin para ver o que acontecia e estes sim ficaram prontos em 25 minutos, pois são menores, e ficam por dentro com uma consistência de pudim...bem cremoso. Como eu tinha feito o sorvete de creme ontem, que deu certo desta vez e está uma delícia, coloquei uma bola de sorvete junto com o bolo quente e parecia quase um petit gateau adaptado, uma delícia.




Quanto ao momento de desenformar...desenformei quente como você disse e ele saiu perfeito, sem problemas, e não usei papel manteiga. Só não cresceu tanto quanto o seu, e para isso não tenho explicação.



Vou colocar a receita tal qual copiei do site da Ana, mas considerem meus cometários sobre o tempo no forno.



BOLO SUZY(Literalmente copiada do livro Larousse do Chocolate; receita de Suzy Peltriaux para Pierre Hermé)

Tempo de preparo: 37 minutos

Rendimento: 6 a 8 fatiasIngredientes:
250g de chocolate amargo em barra com 60% de cacau (ou meio amargo)
250g de manteiga em temperatura ambiente + 15g para untar a forma
4 ovos
220g de açúcar
70g de farinha de trigo + 10g para polvilhar a forma


Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique o chocolate com uma faca serrilhada e coloque numa panela para derreter em banho-maria. Bata os ovos com o açúcar. Incorpore a manteiga previamente derretida e, em seguida, o chocolate derretido. Peneire a farinha e acrescente à massa.
Unte uma forma com 22cm de diâmetro e polvilhe com a farinha. Despeje a massa na forma, leve ao forno e deixe assar por 25 minutos. Mantenha a porta do forno entreaberta, calçada com uma colher de pau.
Retire o bolo do forno e desenforme. Deixe esfriar antes de servir.
Usei margarina Becel, chocolate amargo da Arcor, farinha Dona Benta e açúcar cristal.


Aqui vai a receita do sorvete de creme

Receita:
3/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 3/4 xícara de leite integral
2 ovos graúdos batidos
1 e 1/2 xícara de chantilly
1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo:
Numa panela misture o açúcar, o sal e o leite e deixe ferver em fogo médio mexendo de vez em quando. Passar para o fogo baixo.
Numa vasilha bata os ovos e coloque metade do leite que ferveu, misture e volte tudo para a panela e cozinhe em fogo médio até engrossar (uns 3 minutos). Retire do fogo e refrigere até esfriar. Quando estiver frio, acrescente o chantilly e a baunilha. Ligue a sorveteira e vá despejando a mistura pela abertura da tampa. Congele até chegar a consistência desejada ou até a sorveteira desligar.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Olá Fer! Aqui é o Vitor do Prato Fundo, agradeço as visitas e os comentários.

Era para eu ter feito o bolo hoje, mas já tinha bolo em casa... e ter dois vai além da quantidade aceitável! heheheh

Vi que comprou a sorveteira.... wahhhh, estou me coçando para ter uma, mas quero com refrigeração própria. =D
By Vitor Hugo - 1/25/2008 7:51 PM

Oi Vitor, obrigada pela visita e seja bem-vindo sempre.
O bolo é uma delícia...não durou nem 48 horas aqui em casa e já estão querendo outro, mas quero fazer o de laranja com sementes de papoula, apesar de não as encontrar de jeiti algum.
A sorveteira é super legal e já fiz o sorvete de creme, mas quero receitas mais gostosas e naturais, alguma sugestão?
By Fernanda Pereira - 1/26/2008 7:40 PM

O bolo está assando, e realmente, com a porta aberta não rola! Já passou os 25 minutos e está cru que é uma beleza, uheuehuehue Mas o cheiro está ótimo, heheheh

Posso te mandar as sementes, quer? =D
By Vitor Hugo - 1/26/2008 8:54 PM

Eba.....risos. Se não for incomodar...posso trocar com alguma iguaria de Recife...risos. Quer um bolo de rolo? hahaha.
Depois vou ver no seu site o bolo...
By Fernanda Pereira - 1/27/2008 8:19 AM