quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Eu me rendo...SORVETEIRA



Eu me rendi e fui logo na loja comprar a famosa sorveteira. Não aguentava mais de vontade de fazer uns sorvetes com o calor que faz nesta terra, e por incrível que pareça, eu que fui a vida toda indiferente a esta sobremesa, tive laricas enormes desde que cheguei aqui. O calor e a TPM mexem mesmo com a cabeça da gente.

Enfim, depois de muito procurar ao vivo e à cores, pois não queria comprar pela net para não ter que esperar para começar, comprei o modelo da Hamilton-Beach (que foi a única que encontrei) na Polishop.

Logo que cheguei em casa já fui vendo o qu precisava para fazer um sorvete básico de creme no manual da própria sorveteira, uma vez que não tenho nenhum livro de receitas de sorvetes. Fui correndo no supermercado da esquina e comperi tudo, inclusive duas versões diferentes para se fazer chantilly (que pedia na receita), pois não sabia qual ficaria melhor. Então comprei um creme de leite fresco e o "ordinário", mas famoso e fácil Chantineve. Como li no manual que o balde tinha que ficar no congelador 24 horas antes de ser usado, quando fui fazer o sorvete a minha ansiedade já estava a mil e optei pelo chantineve que seria mais rápido. Como é mesmo o ditado? "Quem paga mal, paga duas vezes"? Pois é, no meu caso foram 3 vezes até gora, pois o chantineve bichou, apesar de eu nunca ter errado fazer um chantineve na vida (o que não tem como errar) e ter cheirado o leite, sei lá o que aconteceu, mas o bicho não virou chantilly nem por um decreto.

Daí quase me matei de ansiedade e coloquei o creme de leite fresco no congelador com o açúcar para gelar e fazer o segundo chantilly, que assim como o primeiro fracassou. Assim que experimentei o cheiro e sabor da mistura vi que tinha algo errado, aprecia azedo, apesar de estar gelado e dentro da data da validade.

Minha gente, esta terra é QUENTE e fazer estas coisas que necessitam de frio é meio complicado, tenho que confessar. Fiquei p da vida, pois tinha gastado uma grana na sorveteira e não tinha conseguido fazer nada.

Ok, 5 dias depois e mais conformada hoje pensei, vamos começar tudo de novo..."Meu nome é Fernanda, o seu chantilly, vamos ser amigos?". Pelo jeito desta vez ele aceitou e o chantilly foi (coincidência ou não hoje estava chovendo em Recife...hahaha). Por fim fiz tudo e agora a mistura está lá...mexendo para lá e para cá naquela máquina e só vou saber se ficou bom amanhã...ou hoje, depois que fizer a receita de bolo de chocolate famigerada que a Ana Elisa lançou o desafio no site dela (conto esta história depois) e ver se fica bom com o sorvete...Quem sabe?

Enquanto isso olhem a foto da minha aquisição já batendo o meu sorvete.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Oi, Fernanda.
Larga a mão do chantilly e faça receitas sem ele. A maioria dos sorvetes leva creme de leite fresco, mas uma minoria pede para batê-lo antes. Normalmente precisa-se de seu teor de gordura, e não do corpo do chantilly. Receitas com chantilly tendem a ficar menos cremosas e densas, e mais "gelinho", por causa do ar incorporado. E você quer que a menor quantidade possível de ar seja incorporada no seu sorvete, pois você quer um "overrun" baixo ("overrun": diferença de volume entre o creme do sorvete e o sorvete pronto).
Veja se seu supermercado é que nem o Pão de Açúcar aqui do lado: eles diminuem a temperatura ou desligam os freezers durante a noite, fazendo com que sorvetes degelem (e congelem de novo no dia seguinte, ficando um nojo) e produtos sensíveis como creme de leite fresco estraguem. Experimente comprá-lo em outro lugar. Sério mesmo.
A Hamilton é uma belezinha! Mas confesso que nenhuma receita do manual me atraiu...

Abraços!
By Ana Elisa - 1/29/2008 10:36 AM

Vou largar mesmo, pois você tem toda razão em todos os argumentos...risos. Primeiro o sorvete ficou mesmo mais gelinho do que cremoso e eu queria que ficasse cremoso. Depois, eu comprei no Pão de Açúcar mesmo e acho um absurdo eles diminuirem a temperatura a noite, principalmente aqui em Recife que é um calor desgraçado, mas fazer oque né?
Vou comprar em outro lugar mesmo e estou tentando achar um livro bom de receitas de sorvete em português, mas tá difícil.
Eu falo inglês (apesar de estar destreinada), mas para mim traduzir receitas ainda é um desafio.
Obrigada por aparecer.
Beijos
By Fernanda Pereira - 1/31/2008 1:36 PM

A minha é Cuisinart e veio com livro de receitas com muitas opções até de sorbet e frozen yogurt.

Se alguém quiser, posso postar as melhores aqui, mas abaixo envio uma que eu inventei e fica igualzinho ao da Haagen Dazs.

Macadâmia Brittle

1 e meia cx de creme de leite de 200gr Nestle
1 e meia cx iguais a do creme acima de leite integral
1 colher de sopa de leite em pó
4 colheres de sopa rapas de açucar
umas gotas de baunilha (de qualidade)

Misture em uma vasilha e adicione a sorveteira já ligada.

Depois de uns 20 minutos, adicione 1 xicara bem cheia de brittle de macadâmia.
Para aprender a fazer o brittle, vá em http://www.giftsfromyourkitchen.com/brittle/macadamia-brittle.html
O brittle deve estar gelado, por isso faça no dia anterior, quebre e guarde na geladeira.

Fica uma maravilha.
By Yuri Melo - 3/3/2009 8:17 PM

Yuri
Conheci e acabo de comprar uma sorveteira. A minha é Hamilton Beach e não trouxe receitas interessantes... Estou interessada na sua disponibilidade em postar algumas receitas...
Consegui algumas receitas muito interessantes do site da Neide Rigo, de quem sou assídua leitora: http://come-se.blogspot.com.
Elizabeth
By Elizabeth - 3/12/2009 4:36 PM

Elizabeth, tenho algumas receitas aqui e você pode encontrar receitas maravilhosas de sorvetes nos sites La Cucinneta, Sopa Vermelha e Chucrute com Salsicha...elas arrasam.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 9:35 AM