sábado, 16 de fevereiro de 2008

Paella

Nada melhor que uma comida nova e muito gostosa depois de um dia numa praia mais maravilhosa ainda. Fomos para Itamaracá hoje e na volta queríamos uma comida que combinasse com o resto do dia.





Existem várias razões para eu nunca ter experimentado fazer uma paella:

Primeiro eu achava que era extremamente complicado, pois teria que comprar todos os frutos do mar e não saberia escolher, uma vez que não sabia comer também. O primeiro mito foi vencido, pois eu achei uma espécie de kit paella aqui em Recife...isso mesmo, é como se fossem aqueles kits de feijoada que já vem todos os pertences para você colocar no feijão, só que é de paella. E este era completíssimo, com polvo, camarão, lula, marisco e sururu. Além disso venci meus preconceitos com frutos do mar e ando experimentando aos poucos.

A segunda razão era que, como não gostava dos frutos do mar achava que não saberia preparar a paella pois não ia querer experimentar tempero e afins, outro trauma superado, pois foi super fácil.

Tenho que confessar que foi uma paella improvisada (à minha maneira), pois vi várias receitas que iam frango e carne de porco junto com os frutos do mar, mas não gosto de misturar tantos sabores, acho que a gente acaba não sentindo o gosto de nada direito. Também não tinha pimentão em casa e acabei fazendo sem...e por fim acabei dando um toque particular, que ficou bem discreto, mas fez toda a diferença, coloquei raspas de laranja no final do cozimento e ficou muito bom.

A receita básica que usei foi assim: Usei um kit deste de paella e mais uma bandeja inteira de 500g de camarão.

Coloquei os camarões primeiro no azeite com alho até soltar e secar a água e dar uma douradinha, depois coloquei os outros ingredientes do kit mais 5 minutos para dar uma fritada e misturei 2 xícaras de arroz e o tempero (usei um envelope de tempero pronto para paella que vinha com o kit e mais um envelope de Paellero Carmencita - um tempero espanhol próprio para paella também). Misturei tudo e coloquei 4 xícaras de água e deixei em fogo alto por 10 minutos, mas o arroz ainda estava um pouco durinho, então coloquei mais uma xícara de água e abaixei o fogo até "quase" secar, pois gosto dele molhadinho como risoto. Quando coloquei a água adicionei as raspas de laranja...bem pouquinho, só para dar um sabor.

Quando atingiu a consistência que eu queria, desliguei o fogo e reguei com azeite e enfeitei com os frutos do mar que eu havia separado para isso.



Para uma pessoa que não gostava de frutos do mar até muito pouco tempo e que nunca tinha comido paella, comi 3 pratos...dos GRANDES...e só não comi mais porque era impossível para meu organismo...risos.




Espero que gostem da receita e das fotos e façam nas suas casas e me contem depois...vocês vão amar.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Que delícia...a paella e a praia...eu aqui nadando na neve......curta por nós aqui.
Bjcas.
By Fabrícia - 2/16/2008 8:44 PM

Fabricia...mas a neve também deve ser uma delícia para quem não está acostumada como eu...amo também...quando quiser passear em Recife pode vir tá? Minha irmã mora mais perto de você...em Seattle.
Quanto a Paella táva maravilhosa mesmo...
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/17/2008 4:35 AM

Oi Fernanda, eu também não sou muito chegada em frutos do mar, mas faço as vezes alguma coisa porque meu marido adora! E essa sua paella parece que ficou muito gostosa! Beijos
By Emília - 2/17/2008 6:22 AM

Nossa ....a aparência da Paella ficou muito boa, quem sabe eu tento fazer desta forma, pois ainda não tive coragem de fazer uma!!! mas, quando estiver em São Paulo e quiser experimentar o que é uma Paella maravilhosa.....na verdade precisa ir à Santos, chama-se Vista ao Mar o restaurante tradicionalíssimo nesta receita e outras boas....de qualquer forma parabéns pelo blog e pela dedicação à cozinha, isso é um dom ! bjos, Clau.
By claudiabran - 2/17/2008 8:53 AM

que maravilha de paella!!!Ai que bom esse calor aqui está um frio...as fotos é para me roer de inveja(sorrisos)...beijinhos doces
By ISABEL - 2/17/2008 2:05 PM

Emilia, experimenta assim que não vai se arrepender...ficou boa mesmo.

Clau...como era a primeira e não sabia se ficaria boa não tive coragem de convidar cobaias...risos...mas farei outra para você e o Claudio em breve...

Isabel...você disse que está frio aí? De onde vc é? Mas não foi para dar inveja não...risos...foi só para ver como o prato tinha combinado com o dia...hehe.
Beijos a todas
By Fernanda Pereira - 2/17/2008 3:09 PM

Fernanda, também não sou muito chegada em frutos do mar mas a tua paella ficou com um aspecto super delicioso!!! Qualquer dia experimento mesmo :-)
Que maravilha a passear na praia, aqui faz 2 dias que não para de chover :-(

Beijinhos
By Filipa - 2/18/2008 6:36 AM

ei Fe!
deixei um premio para vc la no meu blog!!!! bjkas dani
By danielle nagy - 2/18/2008 7:53 AM

Filipa, ficou boa mesmo...meio improvisada, mas boa...com certeza vou repetir a receita. A praia também estava maravulhosa...mas aqui faz tanto calor que tem dia que a gente reza para um friozinho.

Dani...puxa...fiquei muito feliz...de verdade. Obrigada pelo prêmio.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/18/2008 8:20 AM

vou fazer essa receita
By Pedro/Limeira - 1/8/2009 2:08 PM