quinta-feira, 20 de março de 2008

Bem vindo ao mundo achatado...estou rindo muito.

É...eu não desisti da cozinha, depois de meus assumidos dois fracassos seguidos e fui à luta...e o que se faz com tudo aquilo de clara de ovo que sobrou das gemas que usei no quindim? Eu só conheço duas opções: pudim de clara ou suspiro...



Pudim de clara não ia rolar, porque já estou com a geladeira cheia de quindim e mais um doce para uma família de 2 adultos e uma criança não dá...já o suspiro, além de poder guardar por mais tempo tem um apelo emocional fortíssimo...era o doce que minha avó fazia para a gente quando éramos crianças...eu e minha irmã...ela chegava lá em casa com aquela latinha cheia de suspiros...crocantinhos por fora e molinhos por dentro e era demais...mas eu nunca fiz suspiros...então...bem-vindos ao meu mundo achatadinho...risos

É que o quindim já tinha ficado achatado né? Daí fiz o suspiro como mandava na receita, mas acho que não dei o ponto exato para ele ficar mais durinho e fazer picos...e quando coloquei a massa na forma ela se espalhou e fez um disquinho, mas a consistência crocante por fora e molhadinha por dentro foi a mesma e o sabor também...voltei uns 10 anos no tempo.

Super simples a receita:

1/2 xícara de clara de ovo
1 xícara de açúcar
e eu coloquei um pouquinho de essência de baunilha só para dar um cheirinho.

Bata as claras na batedeira até começar a espumar e acrescente 1/3 do açúcar e bata até começar a ficar firme, então vá acrescentando o açúcar aos poucos até fazer picos que não caiam das pás da batedeira.
Depois é só fazer as bolinhas com a ajuda de uma colher numa forma forrada com papel manteiga e assar em forno a 180 graus até que fiquem firminhos mas ainda bem branquinhos.

Espere esfriar, desgrude do papel com a ajuda de uma faquinha ou espátula passando por baixo e coloque numa lata fechada para não murchar.

Será que vou conseguir sair do mundo achatado? hahaha

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Mundo dos achatadinhos! heheheh Achar graça nos "desastres" já é meio caminho, :)

Humm... deve ter acontecido por causa do ponto mesmo, bateu de menos. Outra dica: usar um tico de cremor tartaro ou gotas de suco de limão, a acidez ajuda a deixar firme as claras.
By Vitor Hugo - 3/20/2008 8:39 PM

Manda um achatadinho para cá.....muito fofos.
Bjcas.
By Fabrícia - 3/20/2008 9:20 PM

Vitor...tem que rir mesmo da desgraça...senão a vida fica muito chata né? Aliás estou adorando suas peripécias em SP.

Fabricia, manda o endereço que eu mando uns achatadinhos para você...risos.
Beijos para os dois
By Fernanda Pereira - 3/20/2008 10:23 PM

Oi! Entrei por acaso na sua página e não resisti e vou te escrever, já que sou expert em suspiros...pelo menos a minha família ama, já virou até moeda de troca....
receita:
clara de ovo e 3 colheres de açúcar para cada clara. ex: 3 claras e 9 colheres de sopa de açúcar. Ainda coloco um pouquinho de raspa de limão para tirar o cheiro de ovo.
Bata as claras em neve...picos bem firmes.Depos acrescente o açúcar e a raspa de limão. Bata bem e coloque em um saco e confeitar com bico margarida. Leve ao forno baixo, eu coloco uma colher na porta do forno para ela ficar entre-aberta, e espere assar.
OBS> forro papel manteiga na forma porque solta rapidinho quando está assado. Asssim que esfriar um pouquinho tire da forma e guarde em um depósito bem fechado.
PS> Faço os meus suspiros bem pequenos(tipo do tamanho de uma moeda de 10 centavos) fica delicadíssimo e uma delícia.

Espero que você aprove...
By Clarissa - 3/25/2009 9:13 PM

Clarissa, obrigada pela dica...se você continuar lendo o blog vai ver que logo em seguida eu refiz a receita e deu certo...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 1:54 PM