segunda-feira, 3 de março de 2008

Moqueca de camarão




Inspirada pelo Marcelo Katsuki, resolvi hoje fazer uma moqueca de camarão, usei a idéia dele como base, mas como sempre eu não me aguento e acabo inventando mais um monte de coisa e fazendo um monte de adaptações no meio do caminho, então ficou um pouco diferente, mas estava muito boa, saborosa e colorida. Até a Sarah, que não experimenta comida diferente acabou comento camarão e pimentão...UHUUUUU!!!
O marido então se acabou de comer e depois ainda comeu um copão de sorvete de romã na sobremesa...fiquei toda metida.

Peguei minha panela de ferro, pois ainda não tenho uma de barro e coloquei no fundo delas uma camada de batatinhas (daquelas pequeninas) pré-cozidas e cortadas ao meio, então fiz:
1 camada de cebola cortada em rodelas
1 camada de tomate em rodelas
1 camada de pimentão amarelo em rodelas
1 camada de pimentão vermelho em rodelas
1 camada de camarão
1 camada de cebolinha picadinha, sal e pimenta do reino e um pouquinho de pimenta calabresa.
Repeti uma camada de cada (2 camas de cada no total, menos a batata do fundo que foi uma camada só.

Depois reguei tudo isso com um vidro de leite de coco e a mesma medida de água e meia medida desta de azeite (eu não tinha azeite de dendê então coloquei o comum) e coloquei meia lata de molho de tomate para dar uma corzinha.


Esperei começar a ferver e deixei mais 5 minutos para cozinhar o camarão, mas o caldo estava muito ralo e não gostei, então com a ajuda de uma concha tirei bastante caldo (umas 6 conchas) e misturei com farofa de milho amarela daquela pronta Yoki com pimenta que amamos aqui em casa, só para engrossar um pouco e voltei para a panela...daí sim ficou do jeito que eu queria.
Caso vá experimentar em casa eu aconselho colocar mais um pouco de leite de coco que é mais grosso, ao invés de completar com água, para ter um molho mais encorpado.


Um comentário:

Fer Ayer disse...

Ai queria um bocadinho.....amo moqueca.....
Bjcas.
By Fabrícia - 3/3/2008 8:30 PM

Fernanda que receita maravilhosa! Que bom aspecto tem esse moqueca!
Adorei a tua panelinha de ferro, um must! Quero uma igual :)

Beijinhos
By Filipa - 3/4/2008 6:34 AM

ficou mais bonita que a minha, hehe! bjs!
By Kats - 3/4/2008 7:12 AM

Fabricia...pena que não posso te mandar um bocadinho...nem para você Filipa...a panela por incrivel que pareça comprei num posto de gasolina Graal uma vez que voltava de SP e só uso para moquecas.
Marcelo a sua estava divina...deixa de ser modesto.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/4/2008 7:44 AM

Ficou linda sua moqueca!!E parabéns, um pouco atrasadinho, mas de coração! Beijinhos
By Emília - 3/4/2008 8:30 AM