quarta-feira, 26 de março de 2008

Receitas do Jantar mexicano

Como eu tinha prometido, aqui está a receita do guacamole e das margaritas que fizemos no jantar mexicano aqui em casa no final de semana. Ambos foram retirados do livro Cozinhando para Amigos da Heloísa Bacellar, que eu adoro.

No capítulo que ela dedica à comida mexicana, ela começa dizendo assim: "Uma casa alegre e colorida, com pimentas e cactos por todo lado. Uma taça larga, tendo um ligeiro cristalizado nas bordas umedecidas com limão e passadas no sal, dá as boas-vindas: é a margarita, um coquetel que leva tequila (aguardente feita de um agave mexicano), limão, licor de laranja e gelo. Com exceção da sobremesa, tudo vai à mesa de uma só vez, em muitos potinhos e cestas. Na hora de montar o taco (espécie de sanduíche mexicano) cada um recheia a sua tortilla com um pouco de carne ou frango e colheradas de dois ou três destes acompanhamentos..."

Sem querer acabei fazendo tudo isso...coincidência?

Guacamole:
2 abacates médios bem maduros
suco de 1 limão
2 tomates bem vermelhos sem sementes em cubinhos
1 cebola pequena picadinha
1/4 de xícara de uma mistura de folhas de salsinha e coentro picados (aqui foi só salsinha pois odiamos coentro)
sal e molho de pimenta vermelha

Preparo:
Corte os abacates ao meio, retire os caroços e um deles será colocado dentro da vasilha com o guacamole (pois ajuda a manter o abacate verde por mais tempo, senão ele escurece).
Esmague com um garfo a polpa dos abacates sem deixar muito liso a mistura. Junte todos os outros ingredientes e misture. Ponha tudo na tigela com o caroço e passe filme plástico. Pode ficar na geladeira por até 4 horas, depois começa a escurecer (eu preparei minutos antes dos convidados chegarem...deixei tudo picado e na geladeira e só misturei o abacate na hora).


Margaritas:
1 e 1/2 xícara de Tequila
3/4 de xícara de suco de limão
1 xícara de lico de laranja (Contreau)
cubos de gelo
limão e sal para cristalizar as bordas dos copos

Preparo:
Para cristalizar as bordas dos copos, coloque um pouco de sal num prato fundo, umedeça as bordas das taças com o limão, encoste bem de leve no sal e reserve.
Uns 5 minutos antes de servir, coloque os ingredientes numa coqueteleira ou no liquidificador, bata até espumar e despeja nas taças.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

"Uma casa alegre e colorida ..." (Heloisa Bacelar) esta fala traduz exatamente a sensação que tive ao ler e ver as fotos da sua recepção!!!
super bj
By Nara - 3/26/2008 9:23 AM

Obrigada Nara...você é um doce.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/26/2008 5:39 PM