sábado, 26 de abril de 2008

Dei uma de chef. Risoto de camarão com brie


Olha a apresentação do prato gente...fala sério...ficou bonitinho né? Caprichei.

Minha mãe queria comer um risoto e queria aprender também...coisa difícil comigo, pois eu não faço estes tipos de prato com receitas medidas e sim no famoso "olhômetro", mas assim mesmo tentei ensinar para ela e posso dar uma idéia da receita para vocês também depois.

O que me deixou feliz é que fiz como se fosse um restaurante chique mesmo...eles ficaram sentados lá na sala tomando um vinho e eu fiz o risoto e levei tudo já arrumadinho no prato...muito legal...e comeram viu...comeram uma panela inteirinha de risoto, não sobrou nem um pouquinho para contar história.

A idéia da receita veio de um programa do Claude e do Renato Machado (Menu Confiança) em que eles tiveram a Malu Mader como convidada, mas eles fizeram o risoto sem camarão, com brie e a rúcula misturada no risoto (que coloquei separada pois tem gente que não gosta aqui em casa...leia-se meu marido aqui...risos) e eles colocaram proschiutto por cima e eu não para não misturar com o camarão, mas vamos à explicação.

Fiz uma panela de caldo de legumes.
Piquei uma cebola que amoleci no azeite e depois coloquei uma xícara e meia de arroz arbóreo e coloquei 1/3 de garrafa de vinho branco. Fui mexendo até o vinho reduzir e quando começou a secar eu comecei a colocar o caldo de legumes aos poucos e ir mexendo. Cada vez que começava a secar eu colocava mais uma concha (no final o caldo acabou e o arroz ainda estava durinho então coloquei um pouco de água mesmo. E no meio deste processo coloquei 1/2 xícara de parmesão faixa azul ralado na hora.

Numa panela separada eu cozinhei os camarões por apenas 5 minutos e sequei a água dele para ele dar uma fritadinha e separei alguns para enfeitar os pratos depois.

Quando a arroz estava cozido, deixei baixar só um pouco a água (não deve secar que nem arroz) e misturei 1 queijo brie cortado em pedaços (com a casquinha branca e tudo) e deixei derreter, misturei o camarão e desliguei o fogo.
Daí coloquei meio tablete de manteiga e deixei derreter.

Para dar um toque (e que toque, porque ficou uma delícia) numa frigideira bem quente e sem nada, seca, joguei um punhado de arroz preto selvagem. Você deixa ele no fogo e ele começa a estourara que nem pipoca...é bem rapidinho, daí você tira e polvilha um pouco por cima de cada prato antes de servir, dá um toque crocante que é uma delícia, além do visual...

Servi com a rúcula separada e o povo comeu prá valer.
Fazia tempo que eu não comia um risoto, foi bom para matar a saudade.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Realmente ficou lindo!! E com certeza gostoso!! Beijinhos
By Emília - 4/26/2008 9:17 AM

Adorei a receita de risoto, já comia um pratinho desses aí, :)
By Nani - 4/26/2008 10:20 AM

Está lindo o teu risotto, adorei o pormenor do arroz selvagem, fez toda a diferença...
Beijos.
By anna - 4/26/2008 11:21 AM

Meninas...obrigada...sou uma chef de mentirinha, mas foi legal...risos.
By Fernanda Pereira - 4/26/2008 7:30 PM

Fê, ficou demais, gostei muito.
Parabéns!
By Taty - CHOCOTATY - 4/26/2008 10:44 PM

Fernanda, teu risotto ficou lindao e pelo visto muito gostoso pois nao sobrou nadinha. eu adoro risottos.
beijinhos
By leila - 4/27/2008 5:12 AM

Perfeito, até na porção! Parabens Fer!
By Fafah - 4/27/2008 7:22 AM

Profissional a apresentação, garota, parabéns! E a receita, hummmmmm!!!
By Chris - 4/27/2008 11:25 AM

Que bela apresentação tem esse risotto, arrasou...
Gostei bastante da receita!

beijinhos
By Ana Filipa - 4/28/2008 3:52 AM

Aposto que pediram mais.
By Ana Borelli Canuto - 4/28/2008 11:48 PM

Taty, Leila, Fafah, Chris, Filipa a Ana, muito obrigada...
Ana...comeram uma panela inteira...risos
By Fernanda Pereira - 4/29/2008 6:12 AM