quinta-feira, 1 de maio de 2008

Noite de pizza...primeira vez que fiz a massa.

Eu sempre fiz pizza em casa, mas nunca tinha feito a massa.
Normalmente comprava a massa pronta (que normalmente não é boa) e colocava as coberturas. Desta vez ia receber meus cumpadres para o jantar na casa da minha mãe e resolvi caprichar...sempre soube que a minha máquina de pão (igual a da minha mãe) fazia a massa de pizza, mas nunca tinha testado.
Daí resolvi fazer um teste uma noite antes do jantar e fiz para ver se dava certo...e realmente deu, mas eu fiz como mandava a receita do livro da máquina de pão e depois só abri com o rolo, coloquei os recheios e assei...ficou bom, mas como se eu tivesse comprado massa pronta...nada de mais (ou demais?).
Então fui pesquisar na net e achei no site da Cinara uma receita que ela tinha feito de massa de pizza (também na máquina de pão) só que ela fazia diferente. Ela abria a massa, pincelava com azeite e polvilhava parmesão ralado e colocava para assar em forno, para depois colocar o recheio...e foi assim que fiz da segunda vez...o que posso dizer.

BEM MELHOR!!!
Valeu Cinara...

Fiz a minha receita de massa mesmo, só que do jeito dela de assar...então vamos lá.
Receita da massa:
240ml de água
500g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de fermento seco

Coloquei tudo na máquina no programa DOUGH (que só bate a massa por uns 20 minutos para misturar tudo e depois fica morninha mais 1 horas para ajudar a massa a crescer).
Daí dividi a massa em duas partes (a receita dá 2 pizzas) e numa superfície enfarinhada eu abri dois discos de pizza. Coloquei em formas untadas com manteiga (porque a massa é bem elástica e assim que você abre, ela se fecha aos poucos, e a manteiga a segura no lugar, ajudando até a abrir mais um pouco com as mãos).
Virei as bordas para ficarem gordinhas e segurarem o recheio dentro e pincelei com azeite toda ela. Polvilhei com queijo parmesão ralado (menos a pizza doce) e furei com um garfo toda a massa.
Esperei 40 minutos e coloquei em forno pré-aquecido a 220 graus por 5 minutos para começar a dourar, então tirei e coloquei pouco molho de tomate temperado com manjericão seco só para fazer uma base, coloquei fatias de tomate e manjericão fresco e depois cobri com 300g de queijo mussarela ralado (é bastante queijo para ficar bom) e coloquei azeitonas.


A segunda pizza mudei o manjericão por bacon cortado em cubinhos que eu já tinha torrado no microondas.
E por último assei uma massa e coloquei por cima morangos cortados e temperados com açúcar e vinagre balsâmico, que depois servi nos pratos com chantilly.



Dicas:
1) Na massa salgada, quando ainda na máquina de pão, misturei parmesão ralado e orégano...ficou uma delícia.
2) Dá para fazer a massa perfeitamente sem a máquina. Basta trabalhá-la e depois colocar com um pano por cima para crescer por umas 2 horas

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Que linda pizza, super apetitosa!!
E essa com os morangos e o creme nem se fala, que tentação...

Beijinhos
By Filipa - 5/6/2008 4:13 AM

A de morangos ficou mais bonita do que gostosa na minha opinião...mas é muito boa.
By Fernanda Pereira - 5/6/2008 12:54 PM

Hummmmm
Essas pizzas estavam ótimas e eu tive o prazer de degustar e comer até me enfartar hehehe
Valeu comadre!!!
Bjs
By Elaine - 5/7/2008 7:38 PM

Senhor! isso sim é um atentado ao pudor!!! haha ... maravilhosas!!!
By Nara Inforsati - 5/8/2008 10:56 AM

Cumadre...que bom que você gostou...afinal são duas bocas aí para alimentar né? risos

Nara...é um atentado mesmo...amo pizza.
Beijos
By Fernanda Pereira - 5/8/2008 11:29 AM