sexta-feira, 23 de maio de 2008

Rocambole com recheio de leite condensado cozido.


No primeiro post que escrevi neste blog eu conto toda a minha relação, muito simples, com a comida e o porque de eu gostar tanto desta receita tão simples...o famoso rocambole com recheio de leite condensado cozido (vale a pena vocês lerem este primeiro post, pois eu gosto muito dele e vocês vão entender mais um pedacinho da minha história) e saber de onde veio o nome do blog.

E por incrível que pareça, mesmo amando a receita e sendo uma das minha primeira memórias ao falar de mim no primeiro post (que escrevi em dezembro do ano passado, portanto há quase 6 meses) eu não tinha comido esta receita desde então e para piorar, eu nunca tinha feito esta receita, pois ela sempre foi um agrado da minha vó e a gente não precisava fazer.

Mas fiquei com esta vontade louca de comer o rocambole e resolvi arregaçar as mangas e fazer pela primeira vez...pois é super fácil. A única coisa que realmente dá trabalho é cozinhar o leite condensado, porque demora para poder abrir, mas fora isso o resto é "rapideiz" (rápido com dez escrito errado - risos).

Eu peguei uma lata de leite condensado fechada e coloquei dentro da panela de pressão. Cobri com água e fechei a panela. Coloquei no fogão e depois que começou a fazer pressão marquei 40 minutos. Ao final deste tempo eu desliguei e deixei lá. Fiz isso de noite e só abri a panela no outro dia de manhã, a lata tem que estar COMPLETAMENTE fria para você poder abrir, senão pode explodir o doce quente todo em você e causar queimaduras, então, por via das dúvidas, faça isso de noite e abra a lata só no outro dia ok?

A massa do rocambole não podia ser mais simples:
6 ovos
1 xícara de açúcar (eu usei meu baunilhado)
1 xícara de farinha de trigo

Você bate as 6 claras em neve e separa. Em outra vasilha bate as gemas com o açúcar até ficar uma mistura bem clarinha e fofa e vai acrescentando aos poucos o trigo. Depois desliga a batedeira e incorpora as claras com uma espátula (com as mãos).

Despeje esta massa numa forma retangular grande...vai parecer que é pouca massa para a forma, mas é isso mesmo, pois o rocambole deve ficar bem fininho, vá inclinando a forma até cobrir toda a superfície e coloque para assar em forno pré-aquecido. Presta atenção aqui pois a massa assa bem rápido e você deve retirá-la ainda clarinha, pois se assar demais não desgruda muito bem da forma. A minha grudou um pouco e usei uma escumadeira para ir enfiando por baixo do rocambole com toda a delicadeza para soltá-lo e saiu perfeito, pois você deve desenformá-lo ainda quente em cima de um pano úmido.

Daí você espalha todo o recheio por toda a superfície do bolo e com a ajuda do pano úmido vai enrolando. Coloca numa vasilha e polvilha com açúcar e canela. Você pode usar a mesma receita e fazer vários outros recheios, como goiabada, brigadeiro, Nutella, mousse de maracujá...vai brincando...

Agora dá licença que vou logo comer meu pedação...haha.

2 comentários:

Fer Ayer disse...

Fernanda,
acho que fazem uns 10 anos que nao como rocambole. com leite condensado cozido deve ser uma delicia.
beijinhos
By leila - 5/23/2008 12:28 PM

Puxa Fer, ontem mesmo, feriadão eu cozinhei uma lata de leite condensado, mas aí também fiz um pudim e a lata tá lá na geladeira...só esperando por esta sua receita. Acho que vou fazê-la amanhã.

um beijo.
yNiwgG
By Ana Borelli Canuto - 5/23/2008 12:40 PM

isso é memso uma loucura!!!!! agora vou ler o primeiro post, dá licença!! bjs
By laila - 5/23/2008 1:00 PM

Uma tentação! Faz tempo que não como, então vou aproveitar a sua receitinha para um revival... o mais breve possível! A propósito, dá para fazer o doce sem panela de pressão, só que demora 2 horas, mas vale a pena!
Bjs
By AndreaDomingas - 5/23/2008 2:27 PM

Leila, aproveita então e faz...antes que passem mais 10 anos :) Aí tem leite condensado?

Ana...coincidências não existem...vai ver que era prá isso mesmo, depois me avisa se fizer.

Laila, que bom que gostou deste e do primeiro post...me conheceu mais um pouquinho.

Andrea, valeu pela dica...nunca tnha feito sem a pressão...outra vez vou tentar.
By Fernanda Pereira - 5/23/2008 3:31 PM

esse seu rocambole mostra o quanto as coisas simples são deliciosas!
nunca fiz rocambole por medo de quebrar tudo na hora de enrolar, mas vou me aventurar com essa sua receita e depois te conto...rs...
beijos e bom fim de semana!
By Lila - 5/24/2008 8:34 AM

fernanda,minha tia fazia este rocambole lá em Minas,só que fazia o doce de leite.Umas dica mineira,cubra com açucar,esquente uma faca e vá queimando o açúcar,fazendo uma listas na diagonal,fica lindo!
bjs
By Maria Amélia Araújo P. Silva - 5/24/2008 3:22 PM

Aí que tentação... Fer, isso até é uma maldade... Eheh!! Posso servir-me??

Beijinhos
By Filipa - 5/26/2008 8:45 AM

Lila...tentou? se não, tenta aí...não vai quebrar não.

Tia, minha vó também fazi isso para enfeitar com o garfo, mas a vontade de comer era tanto que nem quis perder tempo...haha.

Filipa, sirva-se à vontade amiga...a casa é sua.
By Fernanda Pereira - 5/26/2008 12:05 PM

vou pegar a sua receita pois to com vontade de comer um rocambole e nunca tentei fazer tomara que de certo humm
By marilene - 5/1/2009 7:11 PM

Ana Carolina disse...

ai Fer que delicia!!
tbm quero!!
beijos