terça-feira, 24 de junho de 2008

Doce de mamão verde




Sempre achei bonito, não sei que gosto tem porque nunca experimentei...risos...não sou daquelas pessoas chegada em compotas de frutas, e quando eu ia a qualquer lugar que tinha por exemplo doce de mamão verde e bomba de chocolate...adivinha qual eu escolhia?
Escolhia? Porque estou falando no passado? Eu escolho qualquer doce que tenha chantilly, chocolate e bastante manteiga ao invés de um que tenha fruta...haha...sorte que sou magrinha né?

Mas minha mãe ganhou de uma amiga uns 4 mamões verdes ENORMES e eu pensei...hoje faço. E FIZ. Algumas pessoas, como pesquisei na net usam corante verde para o doce ficar com esta cor, porque a minha surpresa ao abrir o mamão verde é que ele por dentro é completamente branco. Mas eu fiz um mamão só para fazer a experiência sem o corante e ver no que dáva e ficou com uma cor linda e meus pais amaram, então devo fazer o mesmo com o resto.

Não estou com a minha balança aqui na casa dos meus pais, e por isso não sabia exatamente quanto pesava o danado do mamão, mas no olhômetro chutei cerca de 400 a 500g, então adaptei uma receita do Panelinha para esta quantidade, sem corante e tive que cozinhar por mais tempo porque com o tempo que recomendava o site ele ainda estava durinho.

Ingredientes:
1 mamão de cerca de 400 a 500g cortados em fatias BEM fininhas (eu usei o peeler)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de água
1/2 Kg de açúcar

Preparo:
Fervi uma panela cheia de água com o bicarbonato e quando ferveu você coloca as fatias de mamão lá dentro e espera uns 3 minutos (a receita do Panelinha pese um minuto, mas ficou durinho, por isso aumentei o tempo, mas depende da espessura da fatia que você cortar).
Escorra no escorredor de macarrão depois deste tempo e reserve.
Em outra panela junte o açúcar e a xícara de água, mexa tudo e coloque no fogo alto. Quando ferver conte 3 minutos (sem mexer esta calda nenhuma vez) e coloque as fatias cozidas do mamão lá dentro e espere mais um minuto.
Espere esfriar e coloque na geladeira ou para fazer compotas você precisa esterelizar o vidro que for usar.
Você pode servir o doce da forma que tirou da panela ou pode se dar ao trabalho que eu me dei de enrolar as fatias em rolinhos e enfeitar no pote...dá um trabalho do cão, mas se for um jantar ou alguma ocasião você pode servir em taças individuais assim que fica uma graça.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

nunca vi essa fruta a vender por cá, mas acredito que esse doce deve ficar fantástico
By risonha - 6/25/2008 6:30 AM

Hummm..
Quando eu era criança, a minha avó materna sempre fazia doce de mamão verde, de banana e abóbora com coco... Na época eu era apaixonada...
Mas a gente cresce, e acaba deixando de apreciar essas doçuras.
Só que, olhar as fotos me fez sentir uma saudade tão gostosa, que vou ver se encontro mamão verde por aqui, e vou matar a saudade *srsrsrsrs*
Abraços!!!
By Sandreane - 6/25/2008 3:41 PM

Eu e minha mãe adoramos doce de mamão verde. Nós fazemos sempre. As vêzes raladinho fininho e as vêzes iqual a esse seu. Mas confesso que não tão lindos assim... rssss.
Parabéns! Esta lindo mesmo seu doce de mamão.
Bjs!
By Bete - 6/26/2008 6:26 PM

Pois eu adoro e trocaria qualquer sobremesa por essa compota qualquer dia. Minha avó fazia sempre e nós adorávamos. Eu fico pasma quando as pessoas teimam em usar corantes para alterar a cor natural das comidas.
By agda - 6/27/2008 7:05 AM

Pois eu adoro e trocaria qualquer sobremesa por essa compota qualquer dia. Minha avó fazia sempre e nós adorávamos. Eu fico pasma quando as pessoas teimam em usar corantes para alterar a cor natural das comidas.
By agda - 6/27/2008 7:05 AM

Risonha...é o mamão mesmo, ou papaya, só que verde, antes de amadurecer.

Sandreane, depois me diga como ficou então.

Bete, obrigada pelo elogio, mas enrolar o doce dá um trabalhão...tem que ficar lindo mesmo..haha.

Agda, também não curto corantes, a não ser quando é festa de criança.
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/27/2008 8:52 AM

Fer... minha mãe fazia esse doce picadinho e eu adorava, agora este formato ficou realmente um charme! Vou contar para ela! Bjs!
By Cris - 6/27/2008 7:19 PM

Acho lindo este doce. A sogra da minha cunhada de Bauru faz um lindo assim enroladinho e é uma delícia.
By Cláudia - 7/1/2008 6:45 PM

Adorei a sugestao de enrrolar as fatias! Doce de mamao verde traz uma lembranca de infancia muito grande. O que eu adiciono no feitio da calda sao uns cravos da india.
By Valdelicio Silva - 10/6/2008 1:32 PM

oi... eu amo este doce de mamão... também faço em pedacinhos... fica durinho por fora e macio por dentro... mas eu enrolo as fatias antes de cozinhar, depois que eu corto as fatias, deixo muchar até o outro dia e costuro...rsss... depois de cozido tira a linha e ele ja fica enroladinho pra por no calda... bjinhosss...
By Suzana - 2/17/2009 1:30 PM

Ai Suzana...costurar um por um também já é demais...risos. Daí dá mujito trabalho...haha
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 2:03 PM

queremos saber porque o bicarbonato na água p/ ferver
By luis henrique alves - 5/10/2009 4:40 PM