terça-feira, 10 de junho de 2008

Sopa de abóbora japonesa assada



Tudo começou este domingo...eu estava rodando os canais de televisão para achar o que assistir e achei mais uma vez o programa do Curtis - Chef a Domicilio, que eu gosto muito...apesar dele não dar as receitas dos pratos que faz com quantidades e tal, dá idéias em que se basear, que para mim já está ótimo, já que quase nunca sigo receita direito mesmo...risos.

Para quem não conhece o programa funciona da seguinte maneira...ele vai ao supermercado, surpreende uma mulher que esteja fazendo compras e se oferece para comprar tudo e ir à casa dela cozinhar para ela e, normalmente, o marido ou namorado, naquela noite. Ele cria um cardápio baseado no gosto da pessoa com entrada, prato principal e sobremesa e as "vítimas" (se é que posso chamá-las assim, pois só se divertem e o cara ainda por cima é lindo) o ajudam.

Todo programa ele ainda passa numa loja e compra mimos para as moças como as louças para usar no tal jantar...já vi ele dar até máquina de sorvete com refrigeração própria para vocês terem uma idéia.

Bom...voltando à minha inspiração...este domingo ia ter overdose do programa dele...a Discovery Home and Health ia passar uns 12 episódios um atrás do outro...e a mamãe aqui assistiu a todos...isso mesmo TODOS...e quase quis fazer todas as receitas, mas uma me chamou mais a atenção por vários motivos: 1) era sopa e aqui tem feito bastante frio; 2) era diferente de tudo quanto é sopa que eu já tinha feito; 3) era muito fácil e SUPER barato; 4) o produto final parecia sofisticado apesar de ser barato.

Sopa de abóbora japonesa assada (deixa eu explicar...a sopa não é assada, a abóbora é que é assada antes de ir parar na sopa ok? Esta é a abóbora japonesa e usei uma unidade inteira dela.


Ingredientes:
1 abóbora japonesa
2 cebolas
2 dentes de alho
3 cubos de caldo de legumes
sal e pimenta à gosto

Preparo:
Primeiro você descasca e tira as sementes da abóbora inteira e corta ela em pedaços.
Pegue uma fôrma grande, pincele com azeite e jogue lá dentro a abóbora em pedaços, 2 cebolas descascadas só cortadas em quatro pedaços e os dois dentes de alho descascados. No meu forno eu deixei cerca de meia hora, só o tempo de começar a dourar o fundo da abóbora que está encostado na fôrma e ela ficar mais molinha.
Daí você tira tudo da fôrma e passa para uma panela com água previamente fervida com os 3 caldos de legumes, se preciso complete com água até cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar até que a abóbora esteja bem cozida e molinha.

Daí é só colocar tudo que estava na panela no liquidificador com sal e pimenta à gosto (lembre que o caldo de legumes já é salgadinho) e bata.
Fica um caldo grosso de uma cor maravilhosa (minha foto não ficou muito boa pois já era tarde e luz artificial vocês sabem como é...mas ele fica lindo).
Passe tudo por uma peneira grande só para tirar algum pedaço maior que tenha ficado no meio do caminho (pois ele passa inteiro pela peneira) e daí é só voltar para a panela e esquentar para comer.
Na receita original ele servia a sopa com pinoles torrados por cima da sopa (deve ficar divino, mas aqui não se acha pinoles), mas eu tinha um pouco ainda daquele arroz selvagem que pipoca na panela e fiz ele pipocar e joguei por cima da sopa na hora de servir e ficou divino...dá um crocante maravilhoso.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Adoro esse programa do Curtis.....pena que por aqui faz um calor infernal senão juro que fazia para o almoço de amanhã.
Bjs.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 6/10/2008 9:46 PM

Que côr linda tem essa sopa! Já ouvi falar muito nesse programa mas ainda nunca vi, mas acho o conceito em si muito engraçado.

Beijinhos
By Filipa - 6/11/2008 3:57 AM

adoro esse programa Fer! até postei uma receita dele esse mês, é uma polenta cremosa,que fica divina! ele nem precisava cozinhar,né? rs...
essa sopa fica muito saborosa, uma prima fez uma vez aqui em casa, a diferença é que a abóbora não foi assada antes e ela serviu com umas bolinhas de ricota amassada temperada com sal e pimenta à gosto, 1 ovo e salsinha....hummm, experimenta pra ver a delícia que fica..
beijo
By Lila - 6/11/2008 7:18 AM

Maravilhosa esta sopa, imagino o sabor que deve ter ficado assando a abóbora antes. A foto da caldeirão está lindona!

bjs
By Cláudia - 6/13/2008 7:58 AM

Lila, deve ter ficado ótima.

Meninas...é boa mesmo e o programa é bom e o apresentador do programa...hummmmmmmm...risos
Beijos
By Fernanda Pereira - 6/17/2008 3:19 PM

Outra coisa que pode fazer e cozinhar a abóbora no microondas. Fica bem mais rápido. Tambem, deixa a sopa ferver com uma cenoura enteira por 15 minutos ou mais. Fica uma delícia.
By MollyB. - 3/1/2009 2:12 PM