sábado, 12 de julho de 2008

Até que enfim consegui chegar na sobremesa do jantar!!!



Ufa!!! Não pensei que ia demorar tanto para contar sobre tudo o que fiz para este jantar...risos, mas com a minha mudança de volta para o Estado de SP (que foi longa por causa da distância e por isso tanto tempo sem internet) e ainda por cima com a dificuldade de achar o livro com as receitas no meio da bagunça...acabou demorando, mas agora vai.

Tenho que colocar tudo em dia, porque fiz bastante coisa gostosa estes dias e quero colocar aqui para vocês verem.

Então vamos lá...depois das torradinhas de mussarela com tomate seco de petisco, dos ramequins de couve-flor e damasco de entrada e do risotto de cenoura e laranja de prato principal, fechei com chave de ouro com: Sagu ao vinho e creme inglês.

Eu nunca tinha feito sagu e muito menos creme inglês, o que foi um desafio a parte...o sagu até que achei bem simples, mas vou dizer que apanhei um pouco do creme inglês...não sei se entendi bem as instruções do livro e acho que acabei deixando passar um pouco do ponto, o que me fez depois ter que engrossar um pouquinho com maizena para encorpar mais, senão ficaria muito mole, mas vou passar aqui para vocês a receita original do livro...porque sei que vocês conseguem...hehe.

Ingredientes para o Sagu:
2 xícaras de sagu
6 xícaras de vinho tinto
2 pedaços médios de canela em pau
6 cravos-da-índia
3 xícaras de açúcar aproximadamente

Preparo do sagu:
Coloque o sagu numa tigela, cubra com água e deixe descansar por uma hora.
Faltando 15 minutos para completar o tempo, coloque numa panela 1.5 litros de água, o vinho, a canela, o cravo e 2 xícaras de açúcar, mexa até dissolver e aqueça.
Quando ferver, experimente e acrescente mais açúcar (se achar que não está doce o suficiente, o que vai depender do vinho que você está usando), junte o sagu, abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 1 hora, até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes (mexa de vez em quando para não deixar o sagu grudar no fundo da panela e junte mais um pouco de água fervendo se começar a secar).
Transfira o sagu pronto para a tigela de servir, cubra assim que esfriar e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou por até 2 dias.

Ingredientes do creme inglês:
1 fava de baunilha
2 xícaras de leite
6 gemas
1 xícara de açúcar

Preparo do creme inglês:
Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento, raspe as sementinhas e coloque a fava com as sementinhas raspadas e o leite numa panela e aqueça.
Coloque as gemas numa tigela passando por uma peneira e junte o açúcar.
Assim que o leite ferver, despeje um pouco sobre as gemas, misture, volte para a panela e, sem parar de mexer, mantenha no fogo até a espuma sumir, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher (foi aqui que me atrapalhei um pouco, pois o creme começou a engrossar, mas a espuma não sumia, ia e voltava e fui deixando mais tempo e daí amoleceu de novo, por isso usei a maizena).
Para que o creme não ferva e nem talhe, transfira imediatamente para uma tigela limpa, mergulhe numa bacia com gelo para esfriar e deixe na geladeira por até 12 horas.
Sirva o sagu com o creme por cima.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Ainda bem que consegiu chegar á sobremesa ficou simplesmente divina.Nunca comi sagu nem sabia o que era.Obrigada pela partilha.Ficou lindo.Beijinhos doces
By ISABEL - 7/13/2008 2:31 AM

Perfeitos todos eles, entrada, prato principal e a sobremesa. Simples mas de efeito. Parabens Fer e que pena que a gente não se conheceu nessa sua estada em Recife! bj
By Fafah - 7/13/2008 3:35 PM

Fafah...pena mesmo que a gente não se viu, mas se der volto para a casa de uma amiga no fim do ano e a gente marca...quero conhecer a Márcia também.

Obrigada às duas pelos eogios.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/15/2008 5:12 PM