sexta-feira, 18 de julho de 2008

MEU PRIMEIRO SURTO CULINÁRIO.

Na verdade nem sabia que nome dar a este post, vou contar a história desde o começo e daí vocês me dizem se já passaram por isso alguma vez ok?

Primeiro capítulo: Estava eu assistindo o programa da Nigella dia destes e ela me faz um bolo chiffon MA-RA-VI-LHO-SO de 3 andares daqueles que a gente vê em foto de cardápio de lanchonete americana...bem maravilhoso mesmo e eu fico olhando aquilo e babando de vontade e pensando "Meu Deus, mas é uma bomba de açúcar, manteiga e chocolate, deve engordar horrores"...ok, não passei disso

Segundo capítulo: um mês depois estou na casa da minha mãe morrendo de vontade de comer um doce...vi uma receita no meu livro de bolos de um bolo de abóbora maravilhoso também e fico louca para fazer, mas precisa ralar a abóbora e minha mãe não tem processador e fico na vontade, então decido procurar no livro alguma receita que eu possa fazer com o que ela tem e dou de cara com uma receita de bolo chiffon de novo e daí não aguento, resolvo encarar.

Terceiro capítulo: minha mãe não tinha alguns ingredientes, então me dou ao trabalho de ir ao supermercado comprar, sendo que dirigir para mim estes dias está difícil por causa da minha burcite que está me matando de dor por causa da mudança imagino eu (de tanto carregar caixa), mas fui assim mesmo...teimosia, quando resolvo fazer uma receita não há quem me tire da cabeça.

Quarto capítulo: ok, minha mãe odeia cozinha, não consegue entender como eu gosto tanto da coisa e como você pode ver ela nem liga, não tem processador e quando vou usar a batedeira dela só entra uma das pás, a outra não encaixa nem por um decreto porque ela deixou a batedeira cair no chão dia destes e como nunca usa não tinha visto que tinha estragado...os ingredientes já estão todos separados para serem usados, então vai na batedeira de uma pá só...fazer o que né?

Quinto capítulo: fico feliz, porque a receita do bolo parece uma receita maravilhosa, uma cor linda e vai tudo bem, apesar dos percalços, mas vejo que a receita que diz que daria 3 bolos não vai dar de jeito algum, então resolvo fazer um bolo só e depois cortar ao meio para rechear...massa na fôrma e no forno...beleza.

Sexto capítulo: bolo assado, em forma de fundo removível, tiro ele ainda quente das laterais da forma para ele poder esfriar na grade e quando coloco na grade o que acontece? O BOLO ESCORREGA DA GRADE E VAI PARAR NO CHÃO, DE CARA NO CHÃO, E A MASSA É TÃO MACIA E ESTÁ TÃO QUANTINHA QUE ELE SE ESPATIFA DE UM JEITO IRRECUPERÁVEL!!!!

Sétimo capítulo: neste momento minha mãe entra na cozinha e eu já estou sentada no chão, do lado do bolo, chorando que nem uma criança que quebrou o brinquedo...chorei prá valer, nunca tinha chorado e nem perdido a linha por causa de receita que não deu certo, mas desta vez foi demais para mim...
vontade+ingredientes caros quando você está dura+muita dor no braço+frustração= ódio total do Bolo Chiffon e de mim mesma...mas você pensa que acabou? hahaha
Minha mãe fala para eu esquecer, que estou com dor no braço e que a gente come o bolo daquele jeito mesmo...que nada...vocês não me conhecem.

Oitavo capítulo: Lavo tudo, tiro a parte do bolo que estava no chão, experimento e vejo que a massa é divina e que é tão fofa que não ia conseguir dividir em 2 depois e resolvo começar tudo de novo...ainda chorando, só de raiva eu ia fazer o cretino dar certo. Desta vez assei em 2 partes para poder rechear e desta vez ele não cai no chão.

Nono capítulo: 2 bolos prontos vou eu fazer a tal cobertura, que é uma bomba, mas parece a oitava maravilha mundial. Parecia tão simples quando a Nigella fez e depois quando li a receita e vi que era igual nem me preocupei...bater a manteiga com o açúcar de confeiteiro e depois juntar o chocolate derretido para fazer aquela cobertura brilhosa e linda certo? errado...ou estava muito frio para o chocolate e a manteiga, ou o fato de a batedeira ter só uma pá, fizeram com que a cobertura não ficasse lá brilhosa e muito menos bonita e eu não conseguia fazer com que ela melhorasse, então fui rechear o bolo assim mesmo. Ficou bom? para uma criança que ama chocolate e come qualquer coisa que você coloca na frente...deve ter ficado (a Sarah gostou), ficou bom a gente que tem o índice de satisfação bem mais alto? eu achei a massa uma delícia e o recheio uma porcaria.
ESTOU COM ÓDIO DO BOLO CHIFFON

Décimo capítulo: só para vocês terem certeza do porque do meu surto, para finalizar ainda tentei tirar as fotos do bolo para vocês verem como ficou e darem opiniões do que pode ter dado errado, mas nem isso funcionou ontem, já era de noite, as fotos com flash estouraram no chocolate e as sem flash ficaram horríveis, ou seja, a mão e o humor já não estavam para mais nada naquela hora, então me recuso a colocar as fotos horríveis aqui, assim como a receita do bolo, que se daqui um século eu tiver a audácia de tentar de novo (eu duvido) eu conto se deu certo.

FUI!!! AINDA INDIGNADA!!!

2 comentários:

Fer Ayer disse...

oh! fe! 7
imagino bem como vc ficou pois ja passei por isso e por coincidencia minha mae tb nao gosta de cozinha e faz regime sempre entao imagina ne? igualzinho...srsrs... mas nao desanime... foi um bom aprendizado para uma proxima tentativa...srsrsr ( daqui a um bom tempo ne?)
bjkas dani
By danielle - 7/18/2008 10:27 AM

Fer

Que pena! Mas eu colocaria as fotos sim ,no final ficaria engraçado.
By Fafah - 7/18/2008 12:00 PM

fnao fica triste Fernanda. quando meu forno antigo nao assava direito eu passava raiva o tempo todo.

tenta novamente.
:)

beijinhos
By leila - 7/18/2008 12:31 PM

Claro que me revi nessa história... só que acho que não era capaz de tentar segunda vez no mesmo dia...fico tão irritada que normalmente só volto a repetir a receita uns dias depois. Mas olhe que apesar dessa regra, não tive melhor sorte, não é mesmo? Pois mesmo sem repetir receitas, tudo o que fiz no espaço de 1 semana foi um verdadeiro desastre...hehehe.

bjs
By pipoka - 7/18/2008 1:27 PM

Que pena!
Será que a manteiga estava na temperatura ambiente? O chocolate derretido precisa ser agregado morno para frio e não quente (desanda), derreta antes de começar a bater a manteiga. Pode fazer na mão.
bjo.
By Nina - 7/18/2008 2:47 PM

Meninas, obrigada pelo apoio, agora até que já passou e estou rindo da situação...hahaha...mas na hora foi meio ridículo mesmo.

Pipoka, uma vez a Ana Eliza (do La Cucinetta) escreveu sobre o mal de estragar tudo o que se faz...é isso que está acontecendo com a gente...a boa notícia é que passa...espero...haha
By Fernanda Pereira - 7/18/2008 2:49 PM

Vai ver que foi isso então Nina...não vi se o chocolate estava frio...não mencionava na receita. Viu como é bom contar as catástrofes também? risos
By Fernanda Pereira - 7/18/2008 2:55 PM

Tenho de dar os parabéns pela coragem.
Vou contar-te um segredo: eu embirro com bolo chiffon!

Bj e bom fim de semana
By Marizé - 7/18/2008 2:59 PM

Oi Fer!
Estava desaparecida, pois andava ocupada! Olha a sua estória dá pena, mas acho que já aconteceu com todos nós pelo menos uma vez na vida! Falando nisso, fiz um bolo de chocolate da Nigella(não sei se é o mesmo) e não gostei não. Até o bolo de chocolate da minha mãe tem sabor melhor, sem falar que é muito mais em conta!
Boa sorte na sua próxima tentativa!
Bjs
By AndreaDomingas - 7/19/2008 12:11 PM

Marizé...eu também embirrei agora...haha

Andrea, que bom que apareceu...olha, como disse, a massa do bolo é ótima, a cobertura/recheio é que não deu certo.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/19/2008 1:54 PM

Fer Ayer disse...

Eu tb já tive dias ruins na cozinha...
queimei uma fornada toda de biscoito, fiquei uma semana sem querer entrar na cozinha hahaha
bjs
By Nana - 7/20/2008 10:44 AM

Eu vi seu post falando deste dia...haha.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/20/2008 11:40 AM

Fer, ninguém merece. Simplesmente me vi no seu lugar. Quando vou para a casa da minha mãe em Sorocaba, me sinto assim. Ela não liga a mínima para a cozinha, quando vou fazer alguma coisa, pergunto para ela, cadê a batedeira, ela já nem tem mais, passou para a minha outra irmã ( que ódio), fico na mão sempre, fora que tenho que comprar tudo porque lá não tem nada (argggh) e no final das contas tenho que adaptar tudo e nem dá para tirar foto, porque fica tudo feinho. Acidentes também acontecem na minha casa, como por exemplo vc erra o tamannho da forma e o bolo cresce que é uma beleza! Começa a derramar pelo forno e queimar lá embaixo deixando tudo com cheiro e gosto de queimado.
E depois eu que tenho que limpar o forno, ainda por cima.... console-se!
Depois de uns dias a gente ri.

bjs
By Cláudia - 7/21/2008 9:51 AM

Ai sofrimento Claudia, pelo menos agora você pode ficar feliz...como moro em Sorocaba, quando você for para lá e quiser alguma coisa bate lá em casa...risos e daí eu te empresto...hahaha
By Fernanda Pereira - 7/21/2008 11:28 AM

Ola Fer, nunca nos falamos hoje pela 1ª vez vim ao blog e resolviescrever um post,aqui estava a ler e o meu filho ,perguntou -me se estava a ler uma anedota pois ri com vontade , sei como são essas frustações a bem pouco tempo tine uma dessas.
Um beijinho
By susana - 7/21/2008 8:08 PM

Suzana, parece anedota mesmo agora, mas no dia fiquei muito brava...chorei prá valer...risos.
Obrigada pela visita no blog e pelo comentário.
Beijos
By Fernanda Pereira - 7/21/2008 8:32 PM

Fernanda,
eu adoro cozinha, sou mineira, e moro atualmente na Bélgica.
Você precisa ver a minha "peleja" pra fazer um pão de queijo aqui. E como a minha mãe era baiana, eu aaaaaaaaaaamo beju, cadê que eu acho a bendita tapioca? Então, esquenta não, que esse bolo chiffon vai ficar nos trinques da próxima vez :-)
By Maria Amélia - 7/22/2008 10:00 AM