sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Participação da Cris do From our home to yours - Patê com talos de agrião

Para ver mais fotos e outras dicas de receita de aproveitamento da Cris, entre no site dela, que é uma delícia. E aqui vai a participação dela.



Um dia uma amiga disse que tinha comido uma sopa deliciosa de talos de couve que me deixou intrigada e ao mesmo isto me incomodou, pois comecei a pensar em maneiras de combater o desperdício que havia em minha casa que tinha sempre o lixo cheio de cascas e talos... Ainda não sou um exemplo a seguir, mas estou mais consciente e acredito que aproveito mais os alimentos criando novas receitas que levam sobras e o uso integral dos alimentos, ou seja, desde folhas até talos ou cascas.Servi para amigos este patê feito com requeijão caseiro e talos de agrião e o sabor surpreendeu a todos!A receita adaptada de uma apostila do SESI com 152 receitas econômicas e nutritivas do programa "Alimente-se Bem" é minha contribuição para o evento de aproveitamento integral de alimentos no blog Sabor da Fer Ayer que está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do PNUD– Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.



Patê de requeijão caseiro com talos de agrião1 colher (sopa) de cebola picada1 dente de alho (não usei)2 colheres (sopa) de azeite1 xícara de talos de agrião picados finamente (ou couve)Doure a cebola e o alho no azeite e refogue os talos de agrião. Reserve.Faça o requeijão3 xícaras de leite1/3 xícara de vinagre2 colheres (sopa) manteigasal a gosto1) Esquente o leite até quase ferver. Junte o vinagre e deixe coalhar. Espere esfriar na geladeira.2) Coe em peneira bem fina. Bata no liquidificador com sal e manteiga até ficar cremoso. Junte os talos refogados e misture bem, sem bater. Sirva com torradas.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Fer, muitos parabéns por esta iniciativa! Estou a adorar ver as receita aqui publicadas. Todas as maneiras para não de desperdiçar comida.

bjs, bom fim-de-semana
By Carla - 8/1/2008 4:12 PM

Fer, o post já está lá:
http://cozinhamagia.blogspot.com/2008/08/o-bolo-da-fer-ayer.html
Desculpe pela demora, bjos.
By Leticia - 8/1/2008 6:58 PM