sábado, 2 de agosto de 2008

Risoto de linguiças, champignon, brócolis e tomate cereja




Esta é a minha maneira, como sei que é de muita gente, de não desperdiçar comida que vai estragar na geladeira e ainda comer uma comidinha que além de boa, parece ser super chique e complicada, mas que na verdade não é.

Eu não sou o tipo de pessoa que fica super preocupada em seguir regras na hora de cozinhar para mim mesma, quando faço para vender ou para receber amigos em casa quero que tudo fiquei perfeito e sou metódica, mas quando é só para o povo lá de casa (que se resume em 2 pessoas e meia, porque a Sarah não conta como uma pessoa inteira, apesar de comer como uma) eu faço tudo bem feitinho, mas sem me estressar.

Então foi assim que fiz este risoto...tinha restos de champignon, brócolis e tomates cereja, mas eu queria colocar uma proteína no meio de tudo, então usei algumas linguiças daquelas fininhas para dar um sabor especial e ficou tudo uma delícia de simples...como já li pela net alguma vez: "Simplicidade é o luxo da sofisticação" (ou algo parecido).

Primeiro eu fritei as linguiças e separei num potinho e daí na mesma panela onde fritei-as eu comecei a refogar uma cebola picadinha.

Fiz uma panela de caldo de legumes (não me matem aqueles que fazem seu próprio caldo de legumes, mas eu não tinha nada em casa e foi de caldo Knorr mesmo...logo logo terei minha horta e tudo vai mudar). Piquei uma cebola que amoleci no azeite e depois coloquei uma xícara e meia de arroz arbóreo.

Neste ponto eu deveria colocar vinho branco, pelo menos é o que eu sempre faço, mas não tinha nenhum em casa, então peguei meu vinho Marsala (que é bem mais forte) e dilui um pouco com água e usei 1 xícara desta mistura. Fui mexendo até o vinho reduzir e quando começou a secar eu comecei a colocar o caldo de legumes aos poucos e ir mexendo. Cada vez que começava a secar eu colocava mais uma concha até o arroz ficar cozido, mas ainda al dente e já com aquela consistência de risoto bem molhadinho.

Então eu misturei as linguiças fritinhas, o brócolis (que já havia sido previamente cozido) e os tomatinhos cereja e para finalizar coloquei 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de manteiga.
Desliguei a fogo e tampei e esperei 5 minutinhos antes de servir.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Ou a Simplecidade é o último degrau para se atengir a perfeição"Confúcio"E perfeição está este risotto amei está demais.Beijinhos
By ISABEL - 8/2/2008 4:29 PM

Este risoto está lindo. Também cabe perfeitamente a expressão onde "menos é mais"!

bjs, a gente se fala durante a semana!
By Cláudia - 8/3/2008 9:58 PM

Que delícia Fer!!! Adorei, e super prático né!!!?

Bjos
By Diogo - 8/4/2008 2:05 AM

Fer o ristotto está com um aspecto óptimo, super cremoso. E que prato bonito!

beijinhos
By Filipa - 8/4/2008 6:23 AM

Fer essa louça me arrancou suspiros. O risotto então nem se fala....
Bjcas.
By Fabricia Rocha Ben Chouchane - 8/4/2008 8:39 AM

Oi pessoal, desculpe a demora em responder mas estou sem internet DE NOVO...logo estabiliza...obrigadinha pelos elogios e a louçca que arrancou suspiros de vcs também arrancou muitos de mim, por isso comprei...na Tok Stok.
Beijos
By Fernanda Pereira - 8/6/2008 2:42 PM