quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A última semana do curso - Bolo de maracujá com amêndoas e sem. de papoula


Semana passada acabou meu curso de confeitagem, ganhamos certificado e tudo, achei muito legal e muito útil também para quem vai trabalhar com isso, indico com toda certeza.

É claro que nada sai tão perfeito da primeira vez em aula, pois como disse a professora, ela está ensinando a técnica, mas como tudo na vida, precisamos praticar em casa para que tudo saia bem bonito.

A última aula nós aprendemos a fazer as rosas e os laços, que ficam super bonitos em cima do bolo e o resultado final do meu foi este aqui embaixo (não reparem se ele estiver meio estribunchado, mas é que na aula praticamos no próprio bolo e vamos fazendo e tirando e fazendo de novo...então ele fica meio feinho...risos)

O povo daqui de casa já não aguentava mais comer bolo. Com esta história de fazer um bolo por semana para a aula táva uma overdose total, então eu queria fazer um bolo bem diferente e gostoso para fugir do comum, e acabei escolhendo este bolo aqui da Patricia Scarpin, que além de ser muito gostoso é super diferente do que costumo fazer.

A receita dela deu super certo, e transcrevo abaixo.

Diferenças: a dela tinha uma calda que não usei por ter que cobrir o bolo. Daí fiz um recheio...o dela não tinha e eu fiz uma camada generosíssima de creme de confeiteiro, só que ao invés de usar só leite, usei um pouco de suco de maracujá natural nele para dar o sabor e ficou divino.

Bolo de maracujá, amêndoas e sementes de papoulaBolo:4 ½ colheres (sopa) de sementes de papoula¼ xícara (60ml) de leite180g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente1 xícara (180g) de açúcar3 ovos2 xícaras (240g) de farinha de trigo peneirada½ xícara de amêndoas em lascas½ xícara (120ml) de suco de maracujá - misture ¼ xícara (60ml) de suco concentrado com a mesma medida de água1 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte e enfarinhe uma fora de buraco no meio de 22cm de diâmetro (a que usei tinha pouco mais de 20cm).Numa tigela, misture as sementes de papoula com o leite e deixe descansar por 20 minutos. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme leve. Adicione os ovos, um a um, sem parar de bater, até obter um creme homogêneo. Reduza a velocidade e junte a farinha, a amêndoa, o suco de maracujá e a mistura de leite com papoula. Desligue a batedeira. Adicione o fermento e misture com uma colher de pau.Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 35 minutos – faça o teste do palito. Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e desenforme cuidadosamente o bolo.Faça a calda: numa tigela, misture todos os ingredientes. Regue o bolo com a calda enquanto ainda estiver quente. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Olhem o resultado por dentro que delícia!!

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Meio feinho??? Está lindíssimo!!! Como tudo o que você faz :)
Beijo grande*
By Guida* - 9/11/2008 6:58 PM

Eu achei interessantíssimo você rechear e cobrir o bolo assim - que lindo, Fer!
By Patricia Scarpin - 9/12/2008 8:17 AM

Eu já namorei esse bolo lá no blog dela, rs, mas é tão difícil encontrar maracujá por aqui :(, eu moro no Japão, por enquanto só na vontade... e juro pra você, esse seu me encheu a boca d'agua.
Beijocas
By Andréa - 9/12/2008 8:43 AM

Bem se ele ficou feinho vou ali já venho:))))Está lindissimooooo e deve ser mesmo uma delicia.Beijinhos
By isabel - 9/14/2008 12:21 PM

nossa, maravilhoso!!! já pode abrir uma confeitaria !!!
guarda um pedacinho pra mim? O meu sonho de consumo é fazer um curso de confeitaria, aprender a usar os bicos, fazer flores, glaces etc.
bom finalzinho de domingo
By vivian - 9/14/2008 5:57 PM

Parabéns, ficou lindo!

Admiro muitíssimo que faz...

Beijinhos
By Laurinha - 9/15/2008 7:14 PM

Quais são os ingredientes da calda, por favor?
By Tania - 9/18/2008 5:47 PM

Fer, puxa que chique voce. e gostei da receita que usastes. fico maravilhada com quem consegue fazer estas coisas lindas de confeitar bolos.uau!
By valentina - 9/18/2008 8:32 PM

Guida...você é muito boa para mim...risos.

Patricia, que bom ter a sua aprovação...afinal foi sua a inspiração...risos.

Andréa...tenta fazer com alguma outra fruta de sabor bom...sei lá.

Isabel...hahahahahahahahahahahaha.

Vivian...até que não achei tão difícil depois que vc entende, mas eu faço um "melequê"...hehe.

Laurinha...muito obrigada.

Tania, te respondi por email.

Valentina, isso é aprendizado do curso...mas ainda estou comelando.
Beijos
By Fernanda Pereira - 9/18/2008 11:20 PM