sábado, 3 de janeiro de 2009

Mini-horta e Pão de Açúcar Ecológico

Hoje foi o dia de começar a colocar em prática já algumas resoluções do semestre, isso porque eu e o Frederico fazemos resoluções para o primeiro semestre, e não para o ano todo, pois durante o ano muita água passa debaixo da ponte e muita coisa muda, aprendemos isso com afinco ano passado.

Uma das minhas 20 resoluções que listei num board que tenho aqui em casa era plantar meus temperos em casa e ter uma alimentação mais saudável (entenda-se aqui, menos embutidos, menos alimentos artificiais e mais orgânicos), então hoje foi um dia perfeito.

Comecei o dia indo ao CEASA daqui de Sorocaba para comprar mais alguma mudas, vaso e terra para plantar meus temperinhos. Como ainda não sei cuidar deles direito e não sei o que vai pegar bem ou não, resolvi começar pequeno, para mais uma vez não dar um passo maior do que minha perna, então comprei mudas de manjericão (meu preferido), manjerona, cebolinha, lavanda e hortelã e já tinha aqui em casa num vaso um tomatinho cereja que está bem novinho e ainda não deu tomate. A Sarah amou a farra de mexer na terra e plantar as mudinhas, que fiz de maneira bem simples (e não sei se correta). Enchi até a altura adequada o vaso com terra já adubada e coloquei as mudas (depois de tirar dos saquinhos) e completei com a terra, pressionei de leve com as mãos depois que já estava cheio e dei uma regada...agora vamos ver onde vai dar, mas ficou bem bonito.




A segunda parte do dia também foi bem interessante, pois moramos há uns 60 Km da cidade de Indaiatuba, e desde que soube que o grupo Pão de Açúcar tinha aberto lá um Supermercado Ecológico estava louca para visitar.



O lugar é demais!!!
Logo na entrada encontramos um quadro de informações que fala que a loja até hoje já teve uma redução de 14% do uso de energia, que 29 toneladas de lixo foram reciclados, que houve 10% de redução em metros cúbicos de água, etc.:



Os carrinhos de compras são leves e feitos de plástico reciclável e foram importados da Itália, sendo que este modelo que usamos ainda pode ser solto e usado apenas como cestinha. Muito legal!!



Outra iniciativa diferente que se vê por lá são as vagas de estacionamento, vejam que interessante:






Quer mais novidade?
Olha o que tem na frente de cada caixa...uma caixa onde você já pode, no momento de colocar as compras no carrinho (após optar por usar sua ecobag, sacolas de plástico reciclado ou sacolas de papel), descartar as embalagens que já jogaria fora na sua casa...por exemplo nós compramos barrinhas de banana que vinham numa caixa de papelão, então já abrimos, colocamos as barrinhas na sacola e já deixamos a caixa lá para ser reciclada.


Do lado de fora também achamos uma grande Estação de Reciclagem, que recicla, além do comum papel, vidro, plástico e metal, o incomum óleo de cozinha.


Confesso que achava que iria achar uma variedade maior de produtos orgânicos e poucos produtos convencionais (o que não aconteceu), mas de qualquer forma consegui fazer uma comprinha com alguns itens que não encontraria num supermercado comum ou que ainda não tinha visto no mercado.



As novidades aqui são o Leite Parmalat que, apesar de não ser orgânico é com sabor baunilha e vou usar para fazer um capuccino mais tarde. Comprei 2 azeites bem diferentes, um australiano e um aromatizado de limão siciliano que promete. Filtro de café com papel reciclado...achei o máximo e algumas coisinhas mais.

Mais informações sobre o Supermercado Ecológico? Este site tem informações bem legais (http://www.itu.com.br/noticias/detalhe.asp?cod_conteudo=14108)

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Fer, que ótimo que li esse post. Moro em Campinas e não sabia desse supermercado. É tão pertinho, com certeza irei nessas férias conhecê-lo. Uma ótima dica. Obrigado. Bjs.
By Roberto - 1/3/2009 7:02 PM

Beto...Vale a pena mesmo...a gente sempre acaba comprando umas coisinhas que não precisa e conhecendo um projeto legal.
Aproveita e lê aqui amanhã minha outra dica de Indaiatuba para se comer...beijos
By Fernanda Pereira - 1/3/2009 7:33 PM

Isso é muiiiiito bacana!!!
Fiquei com vontade de ir até indaiatuba, só para ir nesse pao de açúcar!!!
bjao
si
By simone izumi - 1/3/2009 9:04 PM

Gostaria de morar numa casa totalmente ecológica. Sonhos...!
O que decepciona é saber que nem tudo é orgânico nesse mercado, mas eles visam lucro, então... Outra coisa, será que precisavam ser carrinhos importados? Será que não temos tecnologia nacional de reciclados nessa área? Enfim... Mas deve ter valido a pena o passeio, com certeza!
Bjs.
By Gina - 1/11/2009 8:56 AM

Gina, valeu sim...pelo menos é uma proporta diferente da que estamos acostumados. Não iria lá de novo só para fazer compras, a não ser que morasse lá, pois vale para conhecer mas não para voltar...a variedade me decepcionou um pouco tb.
Beijos
By Fernanda Pereira - 1/11/2009 12:11 PM

Amiga, eu também já tenho a sacola eco. Me sinto bem melhor trazendo minhas compras nela.

Bjus
By Eu Mulher - 2/8/2009 10:06 PM

Amiga, estou com uns vasinhos que plantei semana passada. Plantei tomates cerejas, cebolinha, alho, romã e coentro. Pretendo plantar outras coisinhas, mas estou igual a vc, esperando o resultado desses que ainda estão começando a nascer .

Mil beijos
By Eu Mulher - 2/8/2009 10:14 PM

hola Encontre super interessante para o seu blog.
Meu nome é de muita atenção e mostrar o interesse na mercearia para apoiar e incentivar as pessoas para uma vida mais consciente.
Chile, em 1 de 3 supermercados-me a impressão que ele está tentando imitar o que faz com pão de açúcar, e aquilo que eu li aqui e ver onde ele vai para compreender todo o conceito de Cencosud Chile.
você trabalha na empresa que fabrica tintas Cencosud Chile, carascteristicas base de água tinta, corante natural, não tóxico, sem tolueno, com grande resistência ao sol e chuva, fácil de aplicar e limpar formalitas, vidro, acrílico tábuas ou plástico
alguém tem o contato de pão com açúcar para fornecer Stephens tintas que são de excelente qualidade, preço, e não poluir
By carol acuña - 4/1/2009 2:46 PM

Eu mulher...oe meus tomatinhos cereja não vingaram...morreram, porque será? mas meu manjericão está quase uma árvore...demais.
Beijos
By Fernanda Pereira - 4/19/2009 1:58 PM

Oi querida! Meu pezinho de tomate cereja tá enorme, mas não tem se quer um tomate, rsrsr. Acho que o espaço do vaso é pequeno.

Vou tentar plantar novamente em outro vaso maior. É o seu? Fiquei triste!!

Bjus
By Eu Mulher - 4/20/2009 12:54 AM

Morreu mesmo...deu um monte de tomates e à medida que fomos tirando os maduros não nasceram mais novos e morreu...secou...risos
By Fernanda Pereira - 4/20/2009 2:49 PM