quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Couscous de frango






Este cuscus eu aprendi a fazer com minha mãe antes de me casar e para falar a verdade acho ele tão simples e tão gostoso que vivo repetindo a receita. Na verdade já fiz variações dele, usando camarão, ou atum no lugar do frango desfiado, mas o meu preferido mesmo é o de frango, não só porque é mais saboroso para o meu paladar, mas também porque sempre que sobra frango lá em casa eu aproveito como desculpa para desfiar a fazer de novo o cuscus.

Tenho 3 amigas em Sorocaba que simplesmente amam esta receita, tanto que ela virou presença obrigatória em todas as festas que fazemos, até em churrasco eu tinha que fazer o cuscus. Vamos à receita.

Receita:
1 peito de frango cozido e desfiado (às vezes uso o resto do frango assado – sem a pele é claro)
10 ovos de codorna cozidos e cortados ao meio
½ xícara de óleo
Cebola picada
1 lata de ervilha
1 lata de milho
4 palmitos picados
1 lata de molho de tomate
Água e farinha de milho para dar ponto
Sal

Preparo:
Se você tem sobras de frango cozido ou assado basta desfiá-los, caso contrário pegue um peito de frango e numa panela dê uma fritada nele com óleo e cebola picadinha até dourar e depois vá pingando água para ele cozinhar e ficar dourado. Depois de cozido, desfie o frango, mas não jogue o conteúdo da panela fora, pois você pode usar a mesma para fazer o cuscus.

O frango desfiado volta para a panela já com a cebola e com o fogo ligado acrescente o milho, a ervilha, o palmito e o óleo e misture tudo. Coloque sal à gosto.
Em seguida junte a lata de molho de tomate e uma medida da lata de água. O molho fica bem líquido mesmo.

Espere a mistura começar a ferver e então comece a juntar aos poucos a farinha de milho, mexendo sempre, até atingir o ponto de começar a desgrudar da panela.
Tire do fogo e coloque com uma colher grande numa fôrma de buraco no meio previamente enfeitada com os ovos de codorna no fundo.

Alise toda a mistura na fôrma e em seguida, com ela ainda bem quente. Vire num prato para desenformar. Não espere esfriar pois ela gruda na fôrma e fica mais difícil desenformar.

Nenhum comentário: