quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Muffins de maçã Le Cordon Bleu






Desde que comprei este livro só com receitas de muffins me apaixonei. Primeiro que sempre quis aprender a fazê-los e como tenho dificuldade para traduzir receitas, uma vez que não entendo as medidas, nem os ingredientes, ficava sem lugar para consultar.

Então achei O livro – Receitas Caseiras – Muffins (Lê Cordon Bleu) – em português, que traz 23 receitas de muffins doces e 7 receitas de muffins salgados, cada uma mais apetitosa que a outra e com fotos.

Para quem nunca fez um muffin, sugiro que experimente, pois são receitas super básicas e fáceis de executar, até pessoas com muito pouca experiência culinária conseguem fazer. Existem fôrmas próprias para muffin, assadeiras já com os espaços para eles onde você pode ou não usar as famosas forminhas de papel, como aquelas de brigadeiro porém maiores. Eu comprei umas forminhas de silicone, que apesar de serem pequenas são muito práticas na hora de desenformar e ainda são bonitas, podendo ser usadas para ir à mesa. (veja nas fotos)

Então hoje resolvi fazer os muffins de maçã, que não deram nenhum trabalho e ficaram uma delícia. As únicas diferenças para a receita do livro são que ela pede maçãs verdes e eu usei as que tinha em casa mesmo, das vermelhas, e a receita diz que rende 6 muffins grandes e para a minha fôrma deram 19 muffins...melhor para mim que penso que estou comendo mais. Queria que vocês pudessem sentir o cheiro da minha casa agora.

Receita:
225g de farinha de trigo com fermento
150g de farinha de trigo normal
1 e ½ colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada
3 colheres de sopa de açúcar
155g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de mel
2 ovos
170ml de leite
3 maçãs descascadas e cortadas em pedaços pequenos
1 colher de chá de canela em pó para polvilhar
2 colheres de chá de açúcar para polvilhar

Preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Unte um tabuleiro para 12 muffins médios de acordo com a receita com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas, fermento, canela, noz moscada e açúcar para dentro de uma tigela grande e faça uma cova no centro.
Numa panela pequena derreta a manteiga e o mel em fogo baixo, mexendo sempre e retire assim que derreter. Bata os ovos com o leite.
Coloque de uma só vez a mistura de manteiga e mel, a mistura de leite e ovos, e os pedaços de maçã na cova que fez nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados, mas não mexa demais pois a mistura deve ficar com grumos.
Encha as forminhas até cerca de ¾. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela e leve cerca de 20-25 minutos ao forno ou até que um palito introduzido no centro do muffin saia limpo. Deixe repousar na forma durante 10 minutos antes de os retirar.

Um comentário:

Fer Ayer disse...

Oi...
Veja, eu procurava uma receita pra fazer muffins de maçã...tinha que ser de maçã (rss), achei a sua!!
Fiz...agorinha mesmo, que maravilha...e o aroma, adoro aromas.
Como vou lhe falar, bom fiz amei e me apaixonei!!!!
Obrigada, menina!!!!
Beijinhos,
Leneir
By Leneir Sarubbi - 1/31/2008 6:33 PM

São bons demais não são? Eu amo muffins, faço sempre e tenho uma receita melhor que a outra deste livro. Obrigada pela visita e volte sempre Leneir.
Beijos
By Fernanda Pereira - 2/1/2008 5:56 AM

eu e minha mãe estavamos procurando uma receita de muffin de maça e vamos fazer a sua, depois nós contamos como ficou...
By Elisa - 3/16/2008 2:16 PM

Que legal...espero que fique bom...a receita é uma delícia.
Me conta mesmo como foi depois.
Beijos
By Fernanda Pereira - 3/16/2008 5:47 PM

Olá!!! Se eu quiser usar apenas a farinha comum, como faço? Quanto de fermento devo colocar?
Obrigada
Beijos
By Marina - 5/16/2008 5:24 AM

Olha...eu nunca tentei fazer com a farinha normal, mas o muffin não costuma crescer muito, senão ele vaza da forminha, então você vai ter que fazer uma tentativa...que é o que eu faço quando faço estas substituições...acho que para uma receita inteira você pode tentar uma colher de sopa de fermento e ver o que acontece...não sei se o resultado seria bom, pois a farinha com fermento é diferente não só pelo fato de ter fermento, mas tamb;em pela sua consistência, que dará toda a consistência do muffin...pegue um pouco de cada farinha para peneirar e veja a diferença...uma é bem mais fina que a outra.