terça-feira, 1 de dezembro de 2009

D.O.M. - meu presente perfeito!!

" Frederico diz: - Vou te levar num lugar especial em São Paulo no nosso aniversário de 10 anos de casamento...
Eu: Onde?
Ele: Onde seria o lugar que você mais gostaria de jantar se pudesse escolher?
Eu: No D.O.M., claro...
Ele: Pois é...
Eu nesta hora estava sem palavras e só ria e gritava...risos"

Não dá para descrever o que é, para alguém que ama a gastronomia e a arte de cozinhar como eu, e admira quem sabe fazer isto tão bem, chegar na frente daquele restaurante.
Pode ser que eu idolatre demais e seja meio piegas, mas não estou nem aí, porque eu AMO mesmo e nem tenho vergonha de falar.
Sempre admirei o trabalho do Alex Atala, sua carreira, seu programa no GNT, sua parceria há um tempo atrás com o Luciano Hulk para ajudar restaurantes falidos a ganhar vida de novo no programa do Caldeirão...e a comida dele...LÓGICO, pois eu nunca tinha tido o prazer de comer, e nem achei que teria nesta vida...então ficava só lá olhando os livros, o programa e babando...

Mas voltando à experiência em si. Frederico fez uma reserva, me levou para São Paulo, e quando deu o horário estávamos numa rua sem saída, em frente a uma porta enorme e lindíssima e aquele nome lá...


D.O.M. - Dominus Optimus Maximus

Sempre achei o nome original e bonito, mas só depois que a gente come lá é que entende que realmente expressa tudo...

O local é pequeno, sem exageros, mas com um pé direito enorme e um papel de parede lindíssimos. Tudo simples e de bom gosto, desde móveis até talheres.

A cozinha é toda de vidro, para que a gente possa ver o que acontece, e a única gafe do Frederico aí foi ter sentado de frente para ela e ter me deixado de costas para esta experiência para os olhos...mas tudo bem, afinal fomos comemorar 10 anos de casado e ele não ia querer que eu ficasso olhando a cozinha do restaurante o tempo todo né?

O couvert já é uma delícia, vários pãezinhos e grissinis com uma coalhada, uma espécie de patê de alho com um alho caramelizado em cima (bem suave e delicioso), manteiga presidente e manteiga aviação.

De entrada eu e o Frederico comemos uns aspargos verdes com ovo frito e uma espuma com castanha-do-pará ralada na hora por cima. Simples mas gostoso.

Daí vem o prato principal, que nem sabia por onde começar de tanta novidade que tinha ali. Eu escolhi um fettucine de palmito pupunha com manteiga de coral e camarão glaceado. Não sei nem descrever a sensação deste prato.
O fettucine não é uma massa, é feito do próprio palmito e tem uma textura mais crocante, uma sensação mais al dente e com um sabor incrível da manteiga e dos camarões, que estavam uma perdição.

O Frederico comeu Raia na manteiga de garrafa, com mandioquinha defumada, brócolis e espuma de amendoim...que também gostou muito.

Neste momento o frederico diz:
"Acho que vi o Alex Atala passar aí atrás de você, se não era ele era o sósia dele...
Eu: Como assim? e você só me avisa agora?
Ele: Acho que ele foi embora"

Podia ter sido perfeito...mas me conformei...

Pedimos as sobremesas:
Eu escolhi o famoso ravioli de banana com maracujá e sorbet de tangerina...simplesmente sem comentários de tão bom aquele sorbet...

O Frederico pediu Torta de castanha do pará com sorvete de whisky, curry, chocolate, sal, rúcula e pimenta. Diferente né?

Daí eu olho para a porta, quase na hora de assinar a conta já, e vejo ele entrando, o próprio ALEX ATALA...

Ele passa pela minha mesa...olha prá mim e acena com a cabeça me cumprimentando...até aquele momento eu era mais uma das inúmeras pessoas que passam por ali diariamente para conhecer...comer...
Mas eu não era qualquer uma...era uma fã, e aquele era meu aniversário de casamento, e eu não teria outra oportunidade de dizer para ele como estava feliz de comemorar ali, então me enchi de coragem, chamei o garçon e pedi para ele dar um recado ao chef...mas ele me interrompeu dizendo que eu mesma poderia falar para ele pessoalmente, me conduziu ainda tonta de vergonha até a cozinha e o chamou.

Ele vem lá do fundo da cozinha sorrindo, sem aparentar nenhum mal humor pela cliente doida que queria falar com ele, me cumprimenta com um aperto de mão e eu digo que a comida estava maravilhosa, que estava comemorando meu aniversário de casamento de 10 anos ali e que estava muito feliz. Ele vai comigo até minha mesa, cumprimenta o Frederico e nos pede para que a gente não demora mais 10 anos para voltar lá...SUSPIROS...
Diz que tb fez 10 anos de casado e "renovou o contrato", brincando e quando eu difo que da próxima vez levarei um livro para ele me autografar, ele diz que eu posso enviar para ele e ele me manda de volta pelo correio se eu não quiser esperar (imagina se não vou mandar logo???).
brinquei que a Sarah (minha filha) tinha adorado o sorbet de tangerina e ele até oferece para ela ver se quer mais...

Nos despedimos, pagamos a conta, e fomos embora...eu sem me aguentar.

Quando entro no carro meu marido olha prá mim e diz: "PODE GRITAR AGORA!"

Seguido de um grito meu: Yes........U-HUUUUUUUUUUUUU... DEMAISSSSSSSSSSSS

Foi o melhor presente que ganhei em 10 anos...

11 comentários:

Jordana disse...

Muito legal Fer!! Eu nao conheco o chefe, mas pela historia da para ver que vc eh mesmo uma fa

Frederico disse...

E tudo regado a uma ótima garrafa de Château Saint-Roch Lirac Rosé 2006 da Villa du Rhône - França....Fer, você merece isto e muitooooo mais, te amo meu amor ;-)

Rachel disse...

Puxa Fe. acabei de ler com lágrimas nos olhos, posso imaginar como você ficou, comemorar 10 anos de casamento, realizar o sonho de comer no D.O.M, e ainda de gorjeta um bate papo com o Alex Atala, é demais para qualquer coraçãozinho!
Parabéns pra vocês!!!
Bjuss!!!

angela disse...

especial demais!! parabens. bjs

Vicentina disse...

Fer, PARABÉNS pelos 10 anos de casamento, muitas felicidades.
Sabe que estou aqui lendo sua postagem com os olhos cheios de lágrimas?
Que bom comemorar o aniversário de casamento, no D.O.M e ainda conheçer o Alex Atala, imagino o que vc deve ter sentido, fiquei feliz por vc, realmente um presente perfeito que ganhou do maridão.
Bjs

Karla Maria disse...

Fer,
fiquei tão feliz por você que deve merecer esse e muitoss mais presentes especiais, do contrário o seu marido não proporcionaria tamanha alegria.
Toda felicidade pra vc e sua família.
Bjs

Fer Ayer disse...

Fê, eu que te amo MUITO...

Meninas, obrigada pelos comentários e quem quiser faze uma visita lá, vale demais viu?

Gina disse...

Fer, Parabéns pelo aniversárfio de casamento tão bem comemorado e desde já desejo um ótimo Natal junto aos seus queridos.
Bjs.

Evelyn M. disse...

Fernanda, isso é que é presente! Parabéns pelos seus 10 anos de casada. Bjs!

Kelly Cristiane disse...

Olha... entrei hoje pela primeira vez em seu blog e escolhi ler esse post inteirinho, fiquei muito feliz por sua realização e me emocionei com sua história, que foi contada com tanta emoção.
Aniversário de 10 anos de casamento já é super legal e ainda comemorado no D.O.M foi com certeza um evento.
Derramei alguns lágrimas de emoção e fiquei um pouco engasgada, também não é para menos...
Parabéns

Fer Ayer disse...

Kelly, seja bem-vinda e fico feliz que vc tenha se emocionado, porque para mim foi incrível mesmo e é mais difícil descrever para os outros. Volte sempre.