segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sorvete de maracujá



Faz muito tempo que não apareço por aqui e peço desculpas pelo sumiço...mas quem é próximo sabe o motivo e quem não é só precisa saber que nos últimos 4 meses minha vida deu uma volta de 360 graus e só agora está entrando no eixo novamente.

E assim que ela começou a entrar no eixo qual a primeira providência que tomei? Voltar para a cozinha, é claro.

Como o calor está de matar (apesar da chuva também estar), resolvi inaugurar esta nova fase com um sorvete...e de maracujá, que além de ser novidade para mim tem um aspecto bem bonito.
Escolhi esta receita da revista "blue Cooking" de agosto de 2007. Revista antiga né?
Mas eu fiz uma super tarefa de casa...peguei todas as minhas revistas e colei post-it nas receitas que eu quero fazer, e daí vou fazer uma de cada vez até zerar os post-its...será que dou conta de comer tudo isso? risos.



Ingredientes:
170g de polpa de maracujá
4 ovos
240g de açúcar
1 pitada de sal
500ml de creme de leite fresco

Modo de prepoaro:
Coloque a polpa do maracujá e 100g do açúcar numa panela em fogo baixo até levantar fervura. Daí comece a mexer por cerce de 4 minutos, ou até o açúcar estar dissolvido e a mistura ter engrossado um pouco. Passe a mistura para uma tigela e deixe esfriar.
Coloque as gemas e o restante do açúcar numa tigela em banho-maria. Bata com um fouet durante cerca de 5 minutos ou até que a mistura esteja pálida n(amarela esbranquiçada). É bem rápido.
Delicadamente incorpore o xarope de maracujá já frio na mistura de gemas e reserve.
Na batedeira bata o creme de leite fresco até começar a engrossar. Mas não bata demais pois deve ficar mais para uma consistência mole do que dura. Reserve.
Em outra tigela bata as claras com uma pitada de sal até ficarem firmes...mas também não devem ficar muito duras.
Cuidadosamente junte o creme de leite batido à mistura de maracujá e depois incorpore as claras de forma suave. Coloque tudo numa tigela de metal, tampe com papel aluminio e congele de um dia para o outro.

O sorvete ficou cheiroso, cremoso, saboroso...TUDO "OSO"...risos. E a quantidade foi grande. Para uma família de dois como a minha é melhor reduzir pela metade, pois o sorvete feito em casa estraga mais rápido.