segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arroz + Champagne + castanhas !!


No Natal a gente fica querendo fazer tudo diferente do resto do ano não é? Se arrumar mais, enfeitar a mesa, usar aquele jogo de jantar que a gente nunca usa, fazer comidas diferentes...até o arroz não pode ser igual ao do ano todo, parece que tira o encanto da ceia...pelo menos pra mim...kkk.
Então resolvi este ano fazer arroz com champangne e castanhas.
A receita é simples de doer, mas o sabor fica bem diferente.

Ingredientes:
3 xícaras de arroz
4 xícaras de champagne
2 xícaras de água quente
tempero à gosto
açafrão à gosto
castanhas à gosto (eu usei pinolis, amendoas descascadas e macadâmias)

O arroz você faz da maneira que está acostumada mesmo, só que vai substituir a água parcialmente pela quantidade de champagne da receita.
As castanhas eu torrei um pouco antes numa frigideira separada e só misturei ao arroz na hora de servi, para ficarem crocantes.

Já que o post é bem simples resolvi explicar pra quem não conhece o que são os pinolis:


Semelhante a uma amêndoa, mas de tamanho bem reduzido, o "pinolo" (singular de "pinoli") possui formato oval e cor bege. É vendido principalmente em pacotes de 20 gramas ou por peso, em lojas de produtos árabes e empórios sofisticados.

É oleoso e de sabor suave, que pode ser ressaltado pela torra. Na Itália, é muito usado em risotos, molhos e bolos, sendo fundamental no molho pesto. É também bastante difundido na Índia e na Turquia.
Na cozinha libanesa, entra em massas, esfirras, legumes de forno, arroz, charutos recheados e sobremesas, como sorvetes, bolos, doces e tortas.

Nenhum comentário: