quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fios de ovos



Esta é a segunda vez que faço fios de ovos e confesso que estava um pouco temerosa, pois na primeira vez eu fiz junto com uma amiga que me ensinou, há uns anos atrás e depois nunca mais me atrevi, mas para minha surpresa, não tive dificuldade nenhuma e ficou uma delícia para servir com o tender que meu pai fez no Natal.

A lista de ingredientes é bem simples, uma vez que só leva ovos, açúcar e água, mas o preparo é meio trabalhoso sim, mas não é difícil.


São 26 ovos no total para a minha receita.
Você pega 3 inteiros e coloca numa peneira de ferro fina com uma vasilha embaixo e junta as outras 23 gemas dos outros ovos. Nesta primeira peneiragem vai demorar um pouco, porque a gente não pode empurrar com a colher, pois a intenção é desprezar a película da gema que é o que dá aquele cheiro de ovo no doce que não queremos, então damos umas batidas com a peneira para ir descendo o conteúdo e mexemos com um garfo para ir soltando a tal película.

Depois de tudo ter passado pela peneira, daí repetimos este processo mais umas 30 vezes...isso, você não leu errado, são 30 vezes mesmo, mas agora é rápido e serve só para deixar as gemas bem homogêneas e fininhas.

Enquanto faz isso vc coloca umas 800g de açúcar numa panela (e aqui vai outra dica, não use aquelas panelas de aço inox, pois eles são muito grossas e fervem muito e não servem para fazer o fio de ovos, tem que ser aquelas panelas antigas, finas mesmo...eu uso uma que tenho de derreter chocolate em banho maria) e coloca 1 copo e meio de água, mexe tudo para misturar e coloca no fogo e deixa lá sem mexer até ferver.

Quando já tiver fervido por uns 8 minutos está na hora de começar.
Coloque as gemas peneiradas dentro do famoso regador de fazer fio de ovos que vocês vão ver na foto e que se compra em lojas especializadas. Prepare uma vasilha grande ao lado da panela com outra peneira grande para escorrer os fios e uma garrafinha de água gelada. Com a calda fervendo você começa a fazer movimentos circulares despejando o fio dentro da panela e contando 30 voltas mais ou menos. (quanto mais alta a sua mão mais finos serão os fios). Quando contar 30 você joga muito pouco (uma colherzinha de chá) da água fria na panela para baixar a espuma e você enxergar os fios e diminui o fogo (se preciso desligue) e muito rapidamente com uma escumadeira, junte os fios num canto da panela como se fosse um croquete e coloque para escorrer na peneira. Pegue a água fria e jogue um pouco em cima dos fios para lavá-los e parar o cozimento. Repita este processo até acabar as gemas. (Eu devo ter feito isso umas 20 vezes, ou seja, uns 20 bolinhos de fios de ovos.

Assim que acabar, imediatamente comece a abrir os fios de ovos, pois se eles ficam frios demais fica mais difícil de abrir.


Com 2 garfos pegue os bolinhos, uma a um, e numa forma vá jogando ele várias vezes, com delicadeza e eles começam a se abrir no comprimento até ficarem compridos e soltinhos. Faça isso com os 20 bolinhos até que todos estejam esticados e separados, na medida do possível, com os garfos, para não ficar aqueles pelotes de fios grudados. Coloque assim na geladeira por uma hora só para eles gelarem e depois você já pode transferir para uma vasilha menor para usar à gosto.

Neste post eu ensino a fazer um doce de fios de ovos que também é uma delícia dos deuses. Confere lá.



Nenhum comentário: