segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fruta da época parte 1 - Manga - PÃO DE MANGA



Eu adoro projetos...quem frequenta o blog há um tempão sabe que já fiz várias competições por aqui com receitas das mais diversas e também fizemos uma semana com receitas de reaproveitamento integral dos alimentos que foi um sucesso e é muito acessada até hoje (basta procurar no mecanismo de busca do google aqui do ladinho).

Eu sempre achei legal usar as frutas, legumes e verduras que estão na safra, pois são mais saborosas, mais bonitas, mais baratas e mais fáceis de encontrar. Por isso começo este mês este projeto, de trazer para o blog sempre que possível, receitas com o que tem de mais fresco na estação.
Pesquisei neste site aqui e achei bem completinho.

Tem muita coisa legal nesta época, mas me apaixonei por esta receita que vi neste blog e resolvi fazer a que mais me chamou atenção com a fruta escolhida.

A fruta da vez é a MANGA, que está na safra em novembro e dezembro. E para quem não sabe ela possui grandes quantidades de ferro é altamente indicada para tratamentos de anemia.

Esta receita está entre um pão e um bolo...poderia dizer que são as duas coisas.

Ingredientes:
2 xic de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 teascolher de chá de sal
3/4 xic de açúcar de balnilha
1 xícara de iogurte de coco
1/2 xic óleo
2 mangas cortadas em cubinhos

Pré-aqueça o forno. Em um recipiente junte todos os ingredientes secos e depois faça um buraco no meio e junte os líquidos.
Mexa todos os ingredientes com uma espátula até formar uma massa uniforme e por fim incorpore as mangas cortadas em cubos.

No meu caso a receita deu 3 formas de papel pequenas em formato de pão.

Assar até ficar dourada ou até fazer o teste do palito e ele sair limpinho.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bolo de Leite Condensado para detonar a dieta!!!



Tá gente...fazer dieta pra quem gosta de cozinhar e comer como eu já é um martírio. Quando se está vivendo momentos de estresse então...forget it.
Eu como bonitinho vários dias...me alimento bem, não como carne...daí vem uma TPM, ou um problema no trabalho, ou apenas um tédio no fim do dia (como no caso de hoje) e lá se vai minha força de vontade.
Também tem outro probleminha...o blog ficou abandonado um tempão porque eu não estava tendo vontade de cozinhar nada nos últimos tempos...e agora que a vontade voltou vou reprimir? De jeito nenhum.

Tá bom...acho que 2 parágrafos de justificativas já estão bons para todos entenderem que apelei pra um bolo quente daqueles...risos.
Isso mesmo, quem me conhece sabe que eu adoro bolo quente, daquele que acabou de sair do forno e mal deu pra desenformar ainda. Com um café então...ai ai ai.

Mas não tenho quase nada na minha despensa...ela está um fim de mundo...será que vai dar?
Fuça uma receita aqui, outra ali...e táva com muita saudade de fazer uma receitinha da Paty, então achei esta que era perfeita. Não precisei de batedeira e nem de muitos ingredientes e o bolo é um espetáculoooooo.

Bolo de leite condensado

do livro Claudia Cozinha


1 lata (395g) de leite condensado
4 ovos
1 xícara (120g) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
¼ xícara (50g) de manteiga sem sal, derretida e fria
açúcar de confeiteiro, para polvilhar




Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de furo central de 22cm* de diâmetro com manteiga.
Junte todos os ingredientes numa tigela grande e misture bem. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 20 minutos, até que cresça e asse por dentro – faça o teste do palito (o meu bolo demorou 35 minutos para ficar pronto).
Retire do forno e coloque a assadeira numa gradinha. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

E aproveitei pra usar minhas mini-forminhas de bolo que trouxe da última viagem da Disney...fiz mini-bolinhos que ficaram lindos demais. Já que é mini, um eu já comi todinho numa experimentada só. Jesus!!!!