domingo, 11 de março de 2012

Torta de Castanha do Pará


Eu nunca tinha feito torta assim e confesso que me deu um certo trabalho, pois esta massa é extremamente grudenta e durante o processo tive que usar mais farinha para ela não grudar toda na bancada e no papel manteiga, mas acabou dando certo.
O acabamento não ficou tão perfeito como eu gostaria, mas fiquei feliz com a primeira tentativa.

Para o recheio:
1/2 xic de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão
3/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de manteiga
1 pitada de sal
2 xícaras de castanha-do-pará picadas

Para a massa:
1 xícara de manteiga em temperatura ambiente (200g)
3/4 de xícara de açúcar
3 gemas
2 xícaras de farinha de trigo

manteiga para untar
farinha para polvilhar e
açúcar de confeiteiro para enfeitar


Numa panela média, em fogo médio, cozinhe o açúcar com o suco de limão, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até ficar caramelado. Junte o mel e a manteiga, misture e deixe ferver até obter uma calda com ponto de fio fraco (cerca de 3 minutos). Adicione o sal e a castanha, misture bem e deixe esfriar.

Aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma fôrma de 23 cm de diâmetro com borda baixa e reserve.

Na batedeira bata a manteiga da massa até ficar cremosa. Aos poucos junte o açúcar, batendo sempre até obter uma mistura leve e fofa. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo até misturar. Sem bater, adicione a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo.

Coloque metade da massa na fôrma, e com os dedos polvilhados de farinha de trigo, forre o fundo e a lateral. Recheie a massa com a mistura já fria.
polvilhe a massa restante com farinha e achate-a sobre uma folha de papel manteiga. Cubra a massa com outra folha de papel manteiga e, com um rolo, abra até obter um disco do tamanho da fôrma. Tire o papel da parte de cima e cuidadosamente vire a massa sobre o recheio, e depois tire a outra folha. Corte o excesso de massa na borda e faça uns furos com um garfo na superfície da massa.

Asse até dourar.

Se quiser fazer o coração como eu fiz use um cortador de biscoito. Tire a massa do centro do cortado e mantenha-o no buraco durante o tenpo que estiver assando, tirando só depois que a torta já estiver fria.
 

Nenhum comentário: