domingo, 13 de maio de 2012

Rosbife da mãe do Zeca Camargo







Desde que vi o programa Medida Certa do Fantástico e vi esta receita da mãe do Zeca Camargo fiquei com água na boca total. Parecia maravilhosa e ela foi no programa da Ana Maria Braga fazer e eu apaixonei. Como dia das mães requer uma comidinha especial, e esta ainda era uma receita de mãe, nem hesitei e corri pra ela...SEM NENHUM ARREPENDIMENTO. Nem consigo descrever pra vocês o quão saborosa ela é.


Lembrancinha que minha filha fez pra mim


Só fazendo mesmo.

1 peça limpa de filé mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo)
Sal, pimenta do reino moída a gosto
1 colher (sobremesa) de alho picado
100g de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 xícara (chá) de bacon picado½ xícara (chá) de conhaque
½ litro de creme de leite fresco
200ml de leite
½ xícara (chá) de uva passa preta
½ xícara (chá) de uva passa branca
100g de queijo parmesão ralado100g de queijo parmesão ralado (para gratinar)

Tempere 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.
Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por aproximadamente 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.
Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.





Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho.
Na assadeira onde foi dourada a peça, continue com ela no fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por mais ou menos 10 minutos até que fique um molho encorpado.
Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (em torno de 1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.
Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por aproximadamente 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e morra de tanto comer...risos

MÃE...TE AMOOOOOOOOOOOOOO!!!!

Um comentário:

Beia disse...

Também te amoooooooooooo.