domingo, 13 de maio de 2012

Rosbife da mãe do Zeca Camargo







Desde que vi o programa Medida Certa do Fantástico e vi esta receita da mãe do Zeca Camargo fiquei com água na boca total. Parecia maravilhosa e ela foi no programa da Ana Maria Braga fazer e eu apaixonei. Como dia das mães requer uma comidinha especial, e esta ainda era uma receita de mãe, nem hesitei e corri pra ela...SEM NENHUM ARREPENDIMENTO. Nem consigo descrever pra vocês o quão saborosa ela é.


Lembrancinha que minha filha fez pra mim


Só fazendo mesmo.

1 peça limpa de filé mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo)
Sal, pimenta do reino moída a gosto
1 colher (sobremesa) de alho picado
100g de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 xícara (chá) de bacon picado½ xícara (chá) de conhaque
½ litro de creme de leite fresco
200ml de leite
½ xícara (chá) de uva passa preta
½ xícara (chá) de uva passa branca
100g de queijo parmesão ralado100g de queijo parmesão ralado (para gratinar)

Tempere 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.
Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por aproximadamente 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.
Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.





Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho.
Na assadeira onde foi dourada a peça, continue com ela no fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por mais ou menos 10 minutos até que fique um molho encorpado.
Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (em torno de 1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.
Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por aproximadamente 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e morra de tanto comer...risos

MÃE...TE AMOOOOOOOOOOOOOO!!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sopa de Tomate Assado



Friozinho chegandoe a gente não resiste a começar a fazer receitas que estão lá, com um post-it, esperando a oportunidade para ser feita não é?
Esta sopa eu já tinha achado num livro que comprei ano passado, mas não tinha feito ainda por causa do calor e esta semana não resisti.
E só pra variar, como quase sempre neste blog, a receita é de uma facilidade absurda.

Ingredientes:
8 tomates italianos cortados em quatro partes
1 cebola roxa cortada em 8 pedaços
2 dentes de alho com a casca
3 colheres de sopa de azeite
sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
1 litro de caldo de legumes quente
3 colheres de sopa de pasta de tomate seco (tomate seco processado com um pouco do seu próprio azeite até consistência de extrato de tomate)


Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180 graus. Coloque os tomates, a cebola e o alho em assadeiras forradas com papel-manteiga. Regue com o azeite e tempere com o sal e a pimenta. Asse até ficarem macios, caramelizados e levemente dourados.
Depois de frio tire a casca do alho e coloque todos os ingredientes num liquidificador.
Bata bem até ficar homogêneo, experimente o tempero e coloque mais se necessário, reaqueça e sirva quente.