domingo, 20 de outubro de 2013

Cuscuz marroquino com linguiça e meu pai se rendeu.



Desde que eu descobri o cuscuz marroquino, há anos atrás, já fiz uma variedade imensa de pratos com ele. Por ser rápido de fazer e versátil (pois fica bem com tudo), uso sempre mesmo. Adoro pegar aquelas fôrmas com o resto todo de uma boa carne de porco assada e jogar a farinha do cuscuz por cima e água quente e esperar pra todo aquele sabor se juntar e comer feliz da vida.
Mas tinha um porém, sempre que eu fazia cuscuz pra minha família eu ouvia meu pai dizer que não gostava e que cuscuz não era bom.
Fiz outro e nada.
Daí virou um desafio...risos. 
Há uma semana eu fiz um com alho-poró, cenoura e uns temperos e ele confessou que tinha gostado daquele. Daí dei de cara com esta receita, e como sei que ele adora uma carne, ainda mais coisa tenperada, resolvi adaptar pro meu paladar e fazer esta delícia.
Ele comeu, repetiu, elogiou um monte de vezes e mudou sua opinião pelo cuscus. YES, nós vencemos (eu e o cuscuz claro).
Então pra quem não conhece aqui embaixo tem uma breve explicação e em seguida a receita.

Cuscuz é um prato árabe originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. No Brasil, pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milhoarroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leiteovosmanteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste.  (Wikipédia)

Ingredientes:
700 g de linguiça (usei aquela fininha da Sadia que vem enroladinha à vácuo)
2 colheres de sopa de azeite
1 alho-poró picado
Pimenta biquinho à gosto (ou não coloque se não gostar)
2 latas de tomate pelado em pedaços
1/2 xícara de água
2 xícaras de cuscuz marroquino
sal e tempero à gosto
2 colheres de sopa de manteiga

Preparo:
Corte a linguiça em pedaços pequenos e use metade do azeite pra fritar até dourar. Escorra num papel de fritura e reserve.
Na mesma panela, acrescente o azeite restante e refogue o alho-poró até ficar macio.
Junte a pimenta biquinho, mexa bem. Despeje os dois molhos de tomate, o 1/2 copo de água e devolva as linguiças neste molho.
Tempere com sal e pimenta.
Abaixe o fogo e deixe cozinhando com a panela semi tampada por cerca de meia hora até ter um molho bem encorpado.
Enquanto isso, em outra tigela junte o cuscuz com 2 xícaras de água quente temperada com sal e deixe descansar, tampado, por 5 minutos.
Depois deste tempo, com um garfo, solte o cuscuz, misture a manteiga e reserve.
Sirva o cuscuz com o molho de linguiças por cima.



2 comentários:

piteis da dinha disse...

Olá, passei p/ver o cuscuz com linguiça e gostei demais do teu blog. Percebi tb que vc só posta de vez em quando, o que é uma pena, pensa nisso...

Bjsssssss e sucesso

Ah!
Estou levando a receitinha do cuscuz kkkk

Fer Ayer disse...

Oi, que bom que vc gostou...fico muito feliz. Já postei mais no blog, hoje em dia só posto coisas novas e de tempos em tempos por conta das atividades do dia-a-dia, mas esta semana teremos já postagem nova. Fica de olho e se adiciona como seguidora pra receber notificações dos posts novos.
Abraço.