quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Risoto de abóbora e camarão no fubá e a cerveja que não chegou




Meu pai fez aniversário no começo de outubro, e eu sempre tenho dificuldades pra comprar presente pra ele, então todo ano é aquele perrengue. Este ano vi numa revista uma publicação sobre estes clubes da cerveja na internet. Sites que você pode ser assinante e receber cervejas pra degustação mensalmente ou pode adquirir separado os kits que eles tem.

Fiquei contente, era um presente bem legal. Eles tinham um kit de degustação pra iniciante, com 6 rótulos diferentes e achei que era uma boa experiência pra gente curtir junto. Comprei um kit pra mim e outro pra ele. Olhei a ficha técnica de cada cerveja e todas elas tinham em comum o fato de harmonizarem bem com camarão. Então saio à caça de uma boa e original receita de camarão e encontro esta numa Claudia e Cozinha muito antiga que eu tinha. PERFEITO!
Marco um almoço (considerando a data da entrega da encomenda) e um dia antes do dia, nada de chegar a tal cerveja.

Entro em contato com a loja que me diz que está com falta de um dos rótulos e pede pra substituir. "Sem problemas" penso eu, mas tenho que adiar o almoço pro outro fim de semana.

Outra semana e nada...resumindo. Demorou mais de um mês, muitos email e telefonemas sem resposta e quando dei um ataque no telefone a moça me garante que vai entregar em dois dias, pede desculpas e diz que vai me reembolsar o valor. A cerveja chegou, o reembolso ainda não. Mas acabei fazendo o risoto sem a cerveja, senão meu pai ia comemorar o aniversário dele sei lá quando.

Ainda bem que a receita é dos deuses, de lamber os beiços e meu pai simplesmente amou...ufa!

Ingredientes:
600g de abóbora cortada em pedaços, sem sementes e com casca
sal e pimenta-do-reino à gosto
1/2 kg de camarão médio, sem casca e sem cabeça, com o rabinho
3 dentes de alho picados
8 colheres de sopa de azeite
1 xícara de fubá
1 cebola grande picada bem fino
1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco seco
5 xícaras de caldo de legumes fervente (eu usei o caldo que eu mesma faço com salsão, cenoura, cebola e alho poró)
1 colher de sopa de manteiga

Preparo:
Em uma assadeira untada com azeite, leve a abóbora ao forno quente (200 graus), temperada com sal e pimenta-do-reino e coberta com papel alumínio por 30 minutos ou até ficar macia.
Retire a casca e bata no processador até formar um purê. Reserve.
Em um saquinho zip-loc ou outro qualquer tempere o camarão com o alho, 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta e deixe marinar por 30 minutos. Junte o fubá e sacuda bem. Reserve.
Em uma frigideira funda, aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola em fogo baixo até começar a dourar. Adicione o arroz e refogue por mais um minuto. Acrescente o vinho, aumentando o fogo e deixe evaporar por alguns minutos.
Abaixe o fogo para médio e cozinhe, acrescentando uma xícara do caldo de legumes fervente por vez e mexendo sempre, de 10 a 15 minutos ou até que o arroz absorva todo o caldo e fique al dente.
Enquanto isso, em outra frigideira, aqueça o azeite restante e frite os camarões em fogo alto por 2 minutos de cada lado ou até que fiquem ligeiramente dourados. Escorra sobre papel absorvente e reserve no forno aquecido.
Esquente o purê de abóbora de já estiver frio, misture ao risoto ainda na panela e cozinhe por mais um minuto.
se necessário, tempere com sal.
Coloque a manteiga, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 3 minutos, incorporando a manteiga em seguida.
Sirva o risoto com os camarões por cima.







Nenhum comentário: