sábado, 27 de setembro de 2014

Rosbife do Zeca Camargo



Um dia estou eu lá assistindo Ana Maria Braga, sei lá eu porque (nunca assisto TV ainda mais de manhã) e vejo o Zeca Camargo com a mãe dele ensinando a fazer esta maravilha de rosbife, receita de família e salivei tanto, mas tanto, que nunca mais tive sossego até fazer a danada da receita. Já até fiz a receita e postei aqui no blog uma vez, então não é novidade, mas depois que você passa mais de um ano sem comer e faz de novo parece que é melhor ainda. Uma coisa de louco mesmo.
O sabor é intenso, o molho delicioso e vale muito repetir, então resolvi refazer, porque receita boa é assim, nunca sai de moda!!




O problema todo é que tinha uma sobremesa divina pra depois deste almoço e comi tanto que não dei conta da sobremesa na hora, tive que esperar pra comer depois, e este vai ser assunto do próximo post delicioso também.


Ingredientes:

1 peça limpa de filé mignon (1 kg) amarrada com barbante (Para ficar com a forma redonda)sal, pimenta do reino moída a gosto.
1 colher (sobremesa) de alho picado
100 g de manteiga
1 xícara (chá) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 xícara (chá) de bacon picado
½ xícara (chá) de conhaque
½ litro de creme de leite fresco
200 ml de leite
½ xícara (chá) de uva passa preta
½ xícara (chá) de uva passa branca
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de queijo parmesão ralado (para gratinar)

Preparo:

Tempere 1 peça limpa de filet mignon (1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.

Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100 g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.

Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.

Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho.

Na assadeira onde foi dourada a peça, continue com ela no fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200 ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100 g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por 10 minutos até que fique um molho encorpado.

Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.


Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100 g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e salpique salsinha ou cebolinha picada a gosto.



Um comentário:

Brunildinha disse...

Hummmm me deu muita vontade! Vou testar esta receita Fer! Beijos