segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Bolo cremoso de chocolate, geléia de amora e limão sem glúten!!



Tenho uma coisa muito séria pra dizer já aqui no começo deste post. ESTE É O MELHOR BOLO SEM GLÚTEN QUE EU JÁ COMI ATÉ HOJE E O MELHOR QUE EU FIZ ATÉ AGORA.
Pronto, falei. Da primeira vez que fiz as fotos não ficaram boas e não postei, desta vez as fotos também não etão uma maravilha, mas a vontade de compartilhar com vocês esta beldade era tanta que eu coloquei aqui assim mesmo, porque o bolo minha gente, não durou nem 24 horas no prato. A galera devorou mesmo!!!
Não te convenci com a primeira foto né? Afinal parece mais um bolo de chocolate igual aos mil que você já viu por aí, mas dá um olhadinha como que ele fica por dentro!!





Beleza, agora você entendeu o que eu estava dizendo certo? Mas pra entender mesmo, só colocando um pedaço do céu destes na boca, pra sentir a explosão do chocolate, com as raspas de limão e a geléia fazerem um absurdo com você, então não deixa de fazer esta receita. Eu adaptei a receita deste livro, porque aqui ele usava geléia e raspas de laranja e eu não sou fã ok?
Legal da cozinha é isso, você poder adaptar os sabores pra seu gosto certo?

Ingredientes
150g de manteiga sem sal
150g de chocolate picado - eu usei aqueles chips de chocolate Callebaut
100g de geleia de amora (usei uma do Sitio Humaytá que tem pedaços absurdos de amora mesmo, não gosto destas geléias que parecem gelatina)
raspas da casca de 1 limão
125g de açúcar demerara
4 ovos, gemas e claras separadas
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
½ xícara de cacau em pó

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda (usei uma de fundo removível), forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Coloque a manteiga em uma panela (que depois caiba os outros ingredientes) e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo, johue o chocolate dentro desta manteiga e deixe lá por  uns 2 minutos. Só depois disso misture até que o chocolate derreta totalmente ok?. 
Coloque a geléia e as raspas de limão no processador de alimentos e processe bem, depois junte o açúcar e processe novamente. 
Junte esta mistura ao chocolate batendo com um fouet.
Adicione as gemas à mistura e bata bem até dissolver tudo. Acrescente a baunilha. Peneire o cacau na massa e bata bem também. 
Na batedeira, bata as claras em neve e o sal. 
Adicione 1/3 das claras na mistura de chocolate e bata. 
Depois as claras restantes e misture devagar, de de baixo para cima até ficar uniforme.
Despeje a massa na forma e bata a forma na bancada umas 3 vezes até a massa ficar uniforme dentro da forma. 
Asse por mais ou menos 30 minutos. Aqui vai uma dica, da primeira vez que fiz assei por 30 minutos, fiz o teste do palito, e como ele ainda saiu um pouco sujo de chocolate, acabei deixando assar mais e passou do ponto. Ficou bom, mas ressecado. Desta vez assei só os 30 minutos, quando você coloca o palito no centro do bolo ele sai um pouquinho sujo, mas é assim mesmo, porque ele fica depois molhadinho por dentro, como na foto e divino. 
Deixe esfriar ainda na forma e depois desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser.