domingo, 7 de junho de 2015

Lavosh sem glúten com Hommus para não morrer de vontade de comer pão!!!



Desde que descobri a doença celíaca a dificuldade de comer um pão decente estava sendo bem grande, porque as receitas boas precisam de uma série de ingredientes diferentes que eu não encontrava com tanta facilidade, e outras receitas mais simples que tentei foram um fracasso, cheguei até a fazer uma receita que o pão ficou "cinza cimento". Você acha que deu vontade de comer? risos.
Mas eu não desisti e numa das garimpadas que faço nas livrarias de todo lugar que passo, achei um livro maravilhoso com receitas sem glúten, este livro aqui
Daí colocar a mão na massa, literalmente, e fazer o pão armeno Lavosh, que é um tipo de pão com massa fina (flat bread) comum na Armênia. Ele fica bom para comer com pasta de grão de bico (hommus), que eu ensinei como fazer aqui nesta receita,  ou berinjela (babaganush).
Ficou bem gostoso e crocante.

Ingredientes:
150g de mistura de farinhas sem glúten (receita abaixo)
2 colheres de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
2 claras de ovo
15g de manteiga derretida ou ghee
2 colheres de sopa de gergelim

Mistura de farinhas sem glúten para pães:
450g de farinha de arroz
115g de fécula de batata
60g de polvilho doce
60g de maisena
Faz esta mistura e guarda num pote pra ir usando nas receitas de pães.



Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Peneire a farinha, a goma xantana e o sal em uma tigela grande. Bata uma clara com 90ml de água e despeje na farinha com o ghee derretido, misture até formar uma massa. Sove levemente em uma superfície enfarinhada com farinha de arroz. Divida em 6 bolas e abra com o rolo de massa até ficarem bem finas como um papel. Disponha em assadeiras, eu usei meu silpat na assadeira para evitar que grudassem. 

Pincele a clara restante sobre o lavosh, salpique o gergelim e asse pos cerca de 15 minutos, até ficarem crocantes e dourados. Você vai ver que a massa incha como um pastel no meio.

TE JURO QUE É MUITO FÁCIL DE FAZER e rende só 6 pães deste, então vc pode guardar por uns 3 dias se quiser num pote bem fechado e fazer sempre pra poder comer fresquinho.